IMUNIZAÇÃO

Ministério da Saúde apresenta plano de vacinação contra o novo coronavírus

O "plano nacional de operacionalização da vacinação" contra a covid-19 é apresentado nesta quarta-feira (16) no Palácio do Planalto

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 16/12/2020 às 7:21 | Atualizado em 16/12/2020 às 12:50

O Ministério da Saúde apresenta nesta quarta-feira (16) o "plano nacional de operacionalização da vacinação" contra o novo coronavírus, em um evento no Palácio do Planalto. A expectativa é que, além do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também participe do lançamento do plano. Todo o evento será transmitido ao vivo pela TV JC, no YouTube, a partir das 10h.

Assista ao vivo ao evento de lançamento do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus

O anúncio ocorre um dia depois de o Ministério da Saúde ter informado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê iniciar a vacinação contra a covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a entrega dos primeiros lotes.

Ainda de acordo com o documento entregue à Suprema Corte, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a "população em geral".

Fases para grupos prioritários

Primeira fase

Trabalhadores de saúde, pessoas com idade acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais que estejam institucionalizadas (em abrigos ou asilos, por exemplo) e indígenas (29.909.040 doses)

Segunda fase

Pessoas de 60 a 74 anos que não estejam em instituições de longa permanência (44.830.716 doses)

Terceira fase

Pessoas com comorbidades (26.590.034 doses)

Quarta fase

Professores (nível básico ao superior), forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional (7.012.572 doses)

PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
A vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses - FOTO:PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
ALUÍSIO MOREIRA/DIVULGAÇÃO
André Longo, secretário de saúde de Pernambuco - FOTO:ALUÍSIO MOREIRA/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias