Covid-19

Distribuição da vacina para os estados começa na segunda (18) às 7h

Data e horário foram informados pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva de imprensa após Anvisa autorizar uso emergencial das vacinas da Coronavac e de Oxford

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Luisa Farias

Publicado em 17/01/2021 às 16:46 | Atualizado em 17/01/2021 às 16:49
Notícia
X

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou neste domingo (17) em coletiva de imprensa da pasta que a distribuição das vacinas Coronavac e da Astrazeneca para os estados brasileiros começara nesta segunda-feira (18) a partir das 7h. O transporte será feito por transporte aéreo, com o apoio do Ministério da Defesa. 

>> Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford

>> Após liberação de vacinas contra covid-19 pela Anvisa, Ministro Pazuello faz pronunciamento

"Amanhã as 7 horas da manhã, iniciaremos a distribuição da vacina para todos os estados com o apoio do Ministério da Defesa por deslocamento aéreo. A vacinação de forma igualitária e simultânea, sem deixar nenhum brasileiro para trás, sem discriminar a cor da pela, credo religioso, classe social, tribos e principalmente, sem dividir o nosso país. É isso que o governo federal procura, é isso que está pactuado com todos os governadores", afirmou o ministro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na tarde deste domingo o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac e a vacina de Oxford, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com Universidade de Oxford e a farmacêutica Astrazeneca.

Primeira brasileira vacinada

Pouco depois do anúncio da autorização da Anvisa, o governador de São Paulo João Dória (PSDB) promoveu a vacinação da primeira pessoa no território brasileiro, a enfermeira Mônica Calazans, no Hospital das Clínicas de São Paulo. A Coronavac é o único imunizante contra a covid-19 com estoque no Brasil. 

A ideia é que 6 milhões de doses sejam disponibilizadas ainda em janeiro. A eficácia da vacina para evitar a manifestação da doença é de 50,39%, segundo atestou neste domingo a Anvisa.

Tags

Autor