PANDEMIA

Paraíba confirma casos da variante da covid-19 detectada no Amazonas

Nova cepa é considerada pelos pesquisadores como mais contagiosa

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 10/02/2021 às 22:40 | Atualizado em 10/02/2021 às 22:40
Notícia
X

A Paraíba confirmou, nesta quarta-feira (10), três casos da variante amazonense da covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os infectados pela nova cepa, batizada de SARS-CoV-2 P1, são dois homens, um de 79 anos e outro de 24 anos, e uma mulher, de 24 anos.

>> Covid: OMS recomenda uso da vacina de Oxford mesmo em países com novas variantes

>> Vice-diretor da OPAS acredita que ampliação da vacinação é uma forma de barrar novas variantes da covid-19

>> Espanha registra primeiro caso de variante brasileira da covid-19

O paciente idoso esteve em Manaus, capital do Amazonas, e chegou em João Pessoa, capital paraibana, sintomático. Já o homem de 24, apresentou os sintomas no dia 10 de janeiro, e teve contato com o idoso. A mulher, residente em João Pessoa, não entrou em contato com os dois primeiros casos, e o início dos sintomas foi no dia 10 de janeiro.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), da Gerência Executiva Vigilância em Saúde, em parceria com o Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (Lavimap) da Escola Técnica de Saúde da UFPB, está executando o monitoramento de amostras que fazem parte hoje da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde. Ele explica que em dezembro a secretaria recebeu da Fiocruz-RJ os resultados dos sequenciamentos que apresentaram a circulação de diversas linhagens do vírus, sendo as principais linhagens a B.1.1.33 e B1.1.28. Também foi identificada a circulação da variante portadora da mutação E484K na proteína Spike em três amostras do estado, sendo uma delas a 2ª amostra do caso confirmado de reinfecção. Essa nova linhagem foi classificada como B.1.1.28 (E484K) ou P2.

“Em janeiro recebemos mais resultados de sequenciamento que demonstraram o avanço da linhagem P2 no Estado da Paraíba, bem como a linhagem P1, recentemente identificada como variante amazônica. Estudos sugerem que tanto a linhagem P1 quanto a linhagem P2 tem maior capacidade de transmissão entre infectados. A identificação de circulação de novas linhagens no território da Paraíba é de extrema importância para possibilitar a tomada de decisões rápidas no enfrentamento da pandemia”, disse.

>> Covid-19: pesquisa detecta nova variante em 91% dos casos de coronavírus no Amazonas

>> Mandetta afirma que nova cepa da covid-19 pode gerar megaepidemia no Brasil

Além da Paraíba, no Nordeste, estados como Bahia e Ceará já confirmaram casos da variante amazonense da covid-19. As variantes do vírus detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil preocupam há várias semanas a comunidade internacional, que teme que sejam mais contagiosas e provoca dúvidas da eficácia das vacinas contra elas. 

Segundo o Governo da Paraíba, até esta quarta-feira (10), foram confirmados 200.846 casos da covid-19. Destes, 153.622 já se recuperaram. Já o número de óbitos chegou a 4.182. Outros 38 estão em investigação. O município com maior número de casos e mortes é João Pessoa, com 52.581 e 1.292, respectivamente.

Tags

Autor