imunização

Fiocruz vai receber princípio ativo da vacina da AstraZeneca em dobro em março

Com isso, a produção de vacinas na Fiocruz estará garantida até o final de maio, segundo a instituição

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 12/03/2021 às 18:19 | Atualizado em 12/03/2021 às 18:20
Notícia
X
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta sexta-feira (12) que em março receberá da farmacêutica AstraZeneca o dobro do número de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) inicialmente previstos para este mês. Ao longo de março serão enviados da China quatro lotes de 256 litros cada, com quantidade de insumo suficiente para a produção de 30 milhões de doses de vacina. Com isso, a produção de vacinas na Fiocruz estará garantida até o final de maio, segundo a instituição.
>> Ministério da Saúde confirma compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V
>> Anvisa está aberta para discussão sobre vacina Sputnik V, diz gerente-geral
>> Governadores do Nordeste anunciam acordo para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V; contrato deve ser assinado nesta sexta
Uma remessa programada para chegar ao Brasil neste sábado (13) não havia sido liberada por conta da emissão da licença de exportação pelas autoridades chinesas e a conclusão dos procedimentos alfandegários.
Ao tomar conhecimento da situação, a Fiocruz comunicou ao Ministério da Saúde, que, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, interveio junto às autoridades chinesas para liberar o embarque do IFA ao Brasil, conforme a Fiocruz informou em nota.
Após a obtenção da licença emitida pelas autoridades chinesas para exportação, na manhã desta sexta-feira, a AstraZeneca anunciou o adiantamento de dois lotes, totalizando o envio de quatro lotes em março, segundo a Fiocruz.

Tags

Autor