COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: chegam a Pernambuco mais 82 mil doses da vacina da AstraZeneca

Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 24/02/2021 às 9:39 | Atualizado em 24/02/2021 às 13:20
Notícia
X

Para dar continuidade ao plano de imunização contra a covid-19, Pernambuco recebeu, do Ministério da Saúde, na manhã desta quarta-feira (24/2), mais 82 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca, importadas pela Fiocruz do Instituto Serum, na Índia, um dos centros produtores do imunizante. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista ao quadro Passando a Limpo, da Rádio Jornal. Ele informou que as novas doses beneficiarão o público idoso de 80 a 84 anos em todo o Estado. "A distribuição começa a ser feita já hoje (quarta-feira, dia 24) aos municípios pernambucanos", disse Longo. 

O secretário chamou a atenção, durante a entrevista, para a quantidade de pessoas a partir dos 80 anos  internadas em vagas de terapia intensiva (UTI) no Estado. "Atualmente temos 160 idosos dessa faixa etária em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. Precisamos cuidar desse público mais vulnerável", frisou Longo. Ele acredita que, com o avançar da imunização nesse grupo, será possível diminuir a frequência de adoecimento entre idosos e, consequentemente, o agravamento e os óbitos. 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a destinação desse lote do imunizante ao grupo de idosos já estava pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde a última semana. “Alguns municípios já iniciaram as ações nessa faixa etária e poderão concluir. Ou, se já tiverem finalizado, podem ampliar para outras faixas etárias de idosos, seguindo a ordem de prioridades repassada pelo Ministério da Saúde”, detalhou Longo.

ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Chegada de mais de 82 mil doses da vacina da AstraZeneca a Pernambuco - ALUÍSIO MOREIRA/SEI
ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Chegada de mais de 82 mil doses da vacina da AstraZeneca a Pernambuco - ALUÍSIO MOREIRA/SEI
ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Chegada de mais de 82 mil doses da vacina da AstraZeneca a Pernambuco - ALUÍSIO MOREIRA/SEI
ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Chegada de mais de 82 mil doses da vacina da AstraZeneca a Pernambuco - ALUÍSIO MOREIRA/SEI

Além disso, André Longo informou que o Estado está na expectativa para receber mais 48 mil doses da CoronaVac. "Não sabemos se será ainda hoje."

Nas quatro entregas anteriores, o Estado recebeu do Ministério da Saúde mais de 511 mil unidades de vacinas contra a Covid-19, sendo 427.560 unidades da Sinovac/Butantan, utilizadas para as duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose. Segundo a SES-PE, com as unidades recebidas, já é possível atender 60% dos trabalhadores de saúde e 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência que vivem em abrigos e população indígena em ambas as doses, além de 100% dos idosos a partir dos 85 anos com a primeira dose.

Ao todo, o governo federal já distribuiu 11,8 milhões de doses para vacinar os brasileiros. As doses são entregues aos Estados, que, por sua vez, organizam a logística de envio aos municípios.

No próximo sábado (27), o País deve receber também mais dois lotes de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), com o equivalente de insumo para produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz, no Brasil.

DOSES APLICADAS

De acordo com o balanço epidemiológico divulgado nessa terça-feira (23), Pernambuco já aplicou 354.132 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 268.846 foram primeiras doses. Ao todo, a primeira dose foi aplicada em 145.116 trabalhadores de saúde; 23.841 indígenas aldeados; 5.587 idosos em Instituições de Longa Permanência; 19.884 idosos entre 80 e 84 anos; 73.682 idosos a partir dos 85 anos, além de 736 pessoas com deficiência abrigadas em instituições.

Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 60.703 trabalhadores de saúde; 21.007 povos indígenas aldeados; 3.452 idosos em instituições e 124 pessoas com deficiência em abrigos, totalizando 85.286 pessoas que finalizaram o esquema de vacinação.

Tags

Autor