IMUNIZAÇÃO

Governadores do Nordeste acertam compra de 37 milhões de doses da Sputnik V, vacina russa contra covid-19

A entrega dos primeiros dois milhões de imunizantes ocorrerá em abril, segundo o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/03/2021 às 21:05 | Atualizado em 12/03/2021 às 23:29
Notícia
X

Com agências

Os nove estados do Nordeste acertaram com o Fundo Russo de Investimentos Diretos a compra de 37 milhões de doses da vacina contra covid-19 Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e distribuída no Brasil pela União Química. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12). De acordo com o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), as procuradorias estaduais estão analisando o contrato para assinatura na próxima semana. Outras 10 milhões de doses do imunizante foram adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Segundo Dias, não será possível iniciar a distribuição das doses ainda neste mês. Desta forma, a entrega dos primeiros dois milhões de imunizantes ocorrerá em abril, seguida por 5 milhões em maio e assim por diante, até julho, quando será encerrada a transferência do lote.

"Acertamos um total de 37 milhões de doses, para entrega de abril a julho. As nossas procuradorias estão analisando o contrato para a assinatura na semana que vem", explicou o governador.

As doses serão incorporadas ao Plano Nacional de Imunização. Segundo Dias, o Consórcio Nordeste se reúne com o Ministério da Saúde neste sábado (13) "para decisões sobre o plano".

A Sputnik V ainda não tem autorização de uso emergencial concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Compra de doses da Sputnik V pelo Ministério da Saúde

Em paralelo ao Consórcio Nordeste, o Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V. Segundo o ministério, a ideia é receber 400 mil doses até o fim de abril, 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho. A pasta afirma que só fará o pagamento pelas doses após a vacina receber autorização emergencial de uso ou registro da Anvisa.

A autorização para a compra da vacina já havia sido publicada em 20 de fevereiro e houve empenho (ato que antecede o pagamento) de R$ 693,6 milhões. Cada dose custou cerca de US$ 12.

Mais cedo, a Anvisa informou que ainda aguarda dados de segurança e eficácia da vacina, além do pedido da União Química para começar a análise de uso da Sputnik V. A eficácia do imunizante é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica The Lancet.

Produção no Brasil

A União Química também planeja produzir doses da vacina no Brasil, mas ainda não há certificação de sua fábrica para isso. No total, a ideia da empresa é entregar 150 milhões de unidades no ano.

O ministério disse que irá avaliar nas próximas semanas se fecha novo contrato com a farmacêutica para compra das doses que devem ser produzidas no Brasil.

Tags

Autor