IMUNIZAÇÃO

'O Recife está pronto para comprar vacina', informa o gestor municipal, João Campos

Em entrevista à Rádio Jornal o prefeito do Recife comentou as negociações do município para realizar a compra de imunizantes contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 12/03/2021 às 14:52 | Atualizado em 12/03/2021 às 15:14
Notícia
X

Em entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (12), o prefeito do Recife, João Campos, comentou as negociações do município para realizar a compra de imunizantes contra a covid-19. De acordo com o gestor municipal, as tratativas estão sendo feitas desde 2020. "Desde dezembro do ano passado abrimos contato com os fabricantes de vacina. Hoje a gente mantém contato com dez laboratórios diferentes, de vários países do mundo", comentou.

Segundo João Campos, a falha na negociação do Governo Federal com os fabricantes das vacinas também está atrapalhando a aquisição por parte das gestões municipais. "A maior parte deles alega que não pode fazer essa venda direta para o município porque está em negociação com o Governo Federal. É isso que a gente sempre critica do Governo Federal, porque ele nem compra, nem encerra a negociação para os municípios comprarem. Recife está pronto para comprar, o Congresso Nacional aprovou uma legislação para isso, mas essa falha na negociação por parte do Governo Federal atrapalha os estados e municípios", afirmou.

Para ele, o entrave atrapalha no combate a pandemia no País. "Quem sai perdendo com isso não é um prefeito, um governador, são as pessoas do Brasil", completou. João Campos também comentou o projeto que viabiliza compra de vacinas pelo Recife, que está tramitando na Câmara Municipal. "Nós mandamos um projeto de lei para fazer parte do consórcio municipal de aquisição de vacinas e estamos dialogando também com o consórcio do Nordeste. Qualquer oportunidade para comprar vacina, nós vamos comprar, não vamos hesitar. Vamos fazer a economia necessária para comprar vacina, só estamos aguardando a parte dos laboratórios", destacou o gestor.

Apesar dos esforços para realizar a compra dos imunizantes, o prefeito destaca que o respeitos as medidas de prevenção a doença seguem necessárias. "É preciso que cada um faça sua parte. O cuidado, evitar aglomeração, fazer o uso de máscara em todos os locais, lavar a mão, o distanciamento, tudo isso é importante. O Brasil vive hoje, o momento mais crítico desde o início da pandemia, batendo recordes de vítimas perdidas e a gente precisa reverter isso", concluiu.

Vacinação no Recife

A capital pernambucana anunciou nesta sexta-feira (12), a ampliação do grupo prioritário para a vacinação na cidade. A partir deste sábado (13), o imunizante também poderá ser recebido por moradores do Recife com 70 anos ou mais. O agendamento da imunização deve ser feito através do site ou do aplicativo (Android | iOS) Conecta Recife a partir das 18h desta sexta (12). 

"A partir de hoje, às 18h, todos os idosos do Recife com 70 anos ou mais poderão fazer o agendamento e essa vacina já poderá ser aplicada a partir de amanhã de manhã. A gente tem 27 mil pessoas com 70, 71 ou 72 anos na cidade e abrindo esse novo grupo a gente garante que essas vidas serão salvas por através da vacina", informou João Campos.

Locais de vacinação

No Recife existem 16 pontos de vacinação drive-thru, onde a pessoa não precisa sair do carro, são eles:

  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

A Secretaria de Saúde do Recife também oferece centros de imunização fora da modalidade drive thru, nos seguintes locais:

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo.
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Outros grupos

Além dos idosos a partir de 70 anos, o Recife continua vacinando os trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva.

Trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia também estão sendo imunizados, assim como os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e no setor de Saúde do Trabalhador.

Tags

Autor