Covid-19

Piauí inicia vacinação de pessoas com deficiência

A princípio, serão vacinadas as pessoas desse grupo com mais de 60 anos que tenham alguma comorbidade ou estejam institucionalizadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 21/03/2021 às 15:20 | Atualizado em 21/03/2021 às 15:20
Notícia
X

O estado do Piauí iniciou, neste domingo (21), a vacinação contra a covid-19 em pessoas com deficiência. O começo da imunização deste grupo foi marcado pela vacinação simbólica de cinco pessoas no Centro Especializado em Reabilitação (CEIR). A princípio, serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos que tenham alguma comorbidade ou estejam institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

“Nós estamos unidos como Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência trabalhando para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência do nosso Estado, garantindo assim os seus direitos de assistência pelo poder público nessa questão da saúde”, afirmou o Secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto.

Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque explica o papel da instituição nesse processo de vacinação das pessoas com deficiência. “Enquanto a Sesapi nos assegura a chegada da vacina, nós garantimos as equipes executoras do processo de imunização da vacinação, assim como já estamos fazendo, garantindo a vacina no menor espaço de tempo possível”, detalhou.

>> Com chegada de novas doses, Pernambuco inicia vacinação de idosos entre 70 e 74 anos

>> Avanço de vacinação pode evitar necessidade de prorrogar auxílio, diz Funchal

>> Idosos a partir de 69 anos podem agendar vacinação contra a covid-19 nesta sexta (19) no Recife

>> Ministério da Saúde autoriza liberação de estoque de vacinas para primeira dose

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº 17.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias (PT). “O Piauí é o primeiro Estado da Federação a iniciar a imunização desse grupo. Sabemos que ainda não vamos imunizar todos de uma vez, por isso pedimos a compreensão e o apoio da população, para que possamos seguir as orientações e dar continuidade a esse trabalho tão importante. Como exemplo dessa importância, podemos citar estudos internacionais que apontam o vírus como dez vezes mais letal em portadores da síndrome de down, então precisamos garantir a saúde desse público”, diz o secretário Mauro Eduardo.

O envio das vacinas para o grupo de pessoas com deficiência no Piauí seguirá a mesma organização que já vem sendo tomada para a distribuição das outras doses da vacina contra covid-19 no Estado. As doses são encaminhadas para o ministério, a secretária recebe, divide e encaminha as vacinas, cabe então aos municípios organizar e executar a imunização da sua população de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Tags

Autor