Imunização

Covid-19: Equipe de saúde usa tronco para atravessar riacho e vacinar morador isolado

"Como tenho medo de altura, tive que superar esse medo", conta enfermeira filmada se equilibrando no tronco da árvore

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 06/04/2021 às 19:53 | Atualizado em 06/04/2021 às 20:08
Notícia
X

A pé, de carro, de barco e de avião, no mato, na cidade, na praia e no sertão, a vacina contra covid-19 vai encontrando o caminho até os brasileiros nas mãos dos profissionais de saúde responsáveis pela campanha de imunização. E uma equipe destes profissionais chamou atenção das redes sociais pelo desafio vencido no último domingo (4), para chegar até uma localidade isolada: foi preciso se equilibrar em um tronco, em plena Floresta Amazônica, para atravessar um riacho e alcançar a comunidade a ser vacinada.

A cena ocorreu na localidade de Massaranduba, zona rural do município de Santana, no Amapá, e mostra uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, junto a dois moradores, utilizando uma corda para andar sobre o tronco. Pelas imagens, é possível notar que o tronco, não muito grosso, está a uma altura considerável do solo.

"Naquele momento eu tive que pensar entre o coração e a razão, porque a gente está levando um pouquinho de esperança para cada pessoa lá. Como tenho medo de altura, tive que superar esse medo. Quase eu caio, mas parei, respirei fundo e a gente passou tranquilo", contou a enfermeira Marquele Balieiro ao portal G1. Ela é a profissional que aparece na frente no vídeo e trabalha no programa de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Prefeitura do município.

Desde o início da vacinação, Marquele tem enfrentado adversidades para levar a vacina contra Covid-19 a comunidades ribeirinhas e quilombolas na região. Com população de pouco mais de 860 mil pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amapá é o segundo estado menos populoso do Brasil. São comuns extensos vazios demográficos, o que torna, muitas vezes, a missão das equipes de vacinação um verdadeiro desafio.

Desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus, Marquele já foi a 13 localidades isoladas da zona rural de Santana. No dia do vídeo, estava a caminho de Massaranduba pois um dos moradores, um idoso de 63 anos com obesidade, tem dificuldades de locomoção. Há três anos atuando na região, Marquele relata que mesmo com os obstáculos, o esforço é gratificante: “É uma satisfação levar as vacinas e salvar vidas".

Números da pandemia no Brasil

O Brasil registrou 4.195 novas mortes por covid-19 em 24 horas, marca que representa um novo recorde diário de vítimas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde. Com o novo número, o País acumula 336.947 mortes desde o início da pandemia. Ainda há 3.598 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Pernambuco está entre os Estados brasileiros que menos vacinam contra a covid-19

Entre as 27 unidades da federação, Pernambuco é a 11º no ranking das que menos utilizaram as doses de vacinas contra covid-19 encaminhadas pelo Ministério da Saúde até o dia 1º de abril. Painel atualizado na manhã desta terça-feira (6), pelo Ministério da Saúde, mostra que 51,8% das cerca de 1,7 milhão de doses recebidas pelo Estado foram aplicadas (veja ranking no fim desta matéria). O Estado de São Paulo, por exemplo, está em 4ª posição, com 75,1% dos imunizantes já aplicados. Vale frisar que os dados divulgados pelo governo federal podem apresentar diferenças em relação aos apresentados pelas unidades federadas, pois nem todos os registros de doses aplicadas chegam em tempo real à base nacional. No painel, o próprio ministério informa um número menor de doses do que já enviou a Pernambuco.

 

Tags

Autor