Risco

Cálculos apontam que foguete chinês fora de controle pode cair no Brasil

Durante a queda, o 'Long March 5B' deve passar, ao menos, quatro vezes pelo Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 07/05/2021 às 23:43 | Atualizado em 08/05/2021 às 11:59
Notícia
X

O foguete chinês Long March 5B, que deve cair na terra neste domingo (9), tem chance de atingir alguma área do território brasileiro. Os cálculos fetos pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), pela Empresa de Meteorologia Clima Ao Vivo e pela Comunidade Internacional demonstram que a possibilidade da reentrada ocorrer no Brasil é de 1,48%. A Previsão foi atualizada às 18h desta sexta-feira (7).

Os cálculos preveem que a reentrada na órbita da terra deve ocorrer por volta das 9h53 do próximo domingo (9), pelo horário de Brasília, com margem de erro de 12 horas, para mais ou para menos. Neste período, ele deve passar, ao menos, quatro vezes pelo Brasil. A possibilidade dele ser visto é de 3%.

Leia mais: Foguete chinês descontrolado vai cair no Brasil neste domingo?

O foguete foi usado pela China para lançar em órbita o módulo principal da primeira estação espacial permanente do país. Ao reentrar na atmosfera terrestre, o Long March 5B pode se repartir em vários pedaços, atingindo locais diferentes. Cerca de 60% e 80% do foguete deve ser totalmente vaporizado antes de atingir 60 km de altitude. As partes que resistirem devem continuar se deteriorando por quilômetros até que a resistência atmosférica reduza a velocidade dos fragmentos.

Ao vivo: Acompanhe a trajetória do foguete chinês

O CEO do Clima ao Vivo, Denilson Rocha disse que "a cada hora que passa, os cálculos são refeitos e tendem a ser mais precisos, mas o que podemos garantir é que caso a reentrada ocorra sobre o Brasil, cerca de 350 câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon estarão registrando o evento". 

Os destroços restantes do foguete devem se disseminar ao longo da superfície terrestre, diminuindo a velocidade e zerando o risco de explosões.

Reentrada do foguete chinês CZ-5B tem 1,86% de chances ocorrer sobre o Brasil. O cálculo foi feito pela BRAMON a partir...

Publicado por Bramon - Brazilian Meteor Observation Network em Terça-feira, 4 de maio de 2021
 *Com informações da CNN Brasil

Tags

Autor