e agora?

Foguete chinês descontrolado vai cair no Brasil neste domingo?

O primeiro módulo deste poderoso ônibus espacial é o que agora está retornando à Terra. Sua trajetória está fora de controle porque seus designers imaginaram que ele se desintegraria na atmosfera naturalmente

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce, AFP

Publicado em 08/05/2021 às 8:19 | Atualizado em 09/05/2021 às 12:23
Notícia
X

Há vários dias, um foguete chinês está retornando à Terra sem saber onde ou quando chegará. É possível que ele caia neste fim de semana, provavelmente no domingo, em algum ponto do planeta. Esta semana foi de muita dúvida e preocupação por parte da comunidade internacional. A queda do foguete representaria algum risco para nós? E na sexta-feira (07), especialmente, os brasileiros acabaram ficando de "orelha em pé". O foguete chinês Long March 5B, que deve cair na terra neste domingo (9), tem chance de atingir alguma área do território brasileiro. Os cálculos fetos pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), pela Empresa de Meteorologia Clima Ao Vivo e pela Comunidade Internacional demonstram que a possibilidade da reentrada ocorrer no Brasil é de 1,48%. 

Veja matéria atualizada sobre o que aconteceu com o foguete chinês clicando aqui. 

Ao vivo: Acompanhe trajetória do foguete

Mas, embora seus destroços possam chegar a uma área habitada, o risco é extremamente limitado, dizem os especialistas. Em 29 de abril, a China lançou o primeiro módulo de sua futura estação espacial, Tianhe ("Harmonia Celestial"), com o foguete Longa Marcha 5B.

STR / AFP
Foguete chinês Long March 5B - STR / AFP

Entenda como será a queda do foguete chinês

O primeiro módulo deste poderoso ônibus espacial é o que agora está retornando à Terra. Sua trajetória está fora de controle porque seus designers imaginaram que ele se desintegraria na atmosfera naturalmente. O problema é que devido à sua enorme massa, entre 10 e 18 toneladas, o foguete dificilmente será totalmente destruído. As partes mais leves certamente vão evaporar, mas "dado o tamanho do objeto, algumas peças permanecerão", de acordo com Florent Delefie, astrônomo do Observatório Paris-PSL.

Além disso, "se o foguete for feito de materiais que não se desintegram ao entrar na atmosfera, o que parece ser o caso, o risco é maior", segundo Delefie. A China "deveria ter previsto um retorno controlado com um retrofoguete, como os russos fizeram quando desorbitaram a estação Mir", comentou à AFP Nicolas Brobrinsky, chefe do Departamento de Engenharia e Inovação da Agência Espacial Europeia (ESA).

Dada a altitude em que o objeto está, entre 150 km e 250 km, é difícil prever onde terminará, uma vez que as camadas inferiores da atmosfera são mais vulneráveis às variações de densidade. Na verdade, "não podemos saber quando ele cairá", de acordo com Brobrinsky. Nesta sexta-feira, estava programado para chegar à Terra entre sábado às 21h50 e domingo às 7h GMT(4h em Brasília). Embora as previsões sejam mais precisas com o passar das horas, "mesmo uma hora antes do impacto, a incerteza será grande", acrescenta o especialista.

Página faz transmissão ao vivo estimando localização do foguete

Tags

Autor