Prisão

Polícia Federal prende um dos mafiosos mais procurados do mundo na Paraíba

Rocco Morabito estava foragido desde 2019, após fugir de uma prisão no Uruguai

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 24/05/2021 às 23:34
Notícia
X
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (24), em João Pessoa, na Paraíba, o mafioso italiano Rocco Morabito, apontado como líder da máfia calabresa 'Ndrangheta', considerada uma das maiores e mais poderosas organizações criminosas do mundo. Ele estava foragido desde 2019, depois de fugir da prisão no Uruguai. O mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A investigação que resultou na prisão do mafioso foi tocada em conjunto por policiais brasileiros e italianos. Diante da perspectiva de captura, agentes da Interpol em Roma e das Forças Armadas da Itália vieram para o Brasil. No momento da prisão, ele estava acompanhado de outro foragido italiano, que também foi detido. De acordo com a Polícia Federal, a prisão do comparsa para fins de extradição à Itália também será solicitada ao STF.
"Há registros da atuação de Rocco Morabito com a organização do tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde a década de 1990, conforme investigação à época realizada no âmbito de Operação denominada King. Operações mais recentes da PF também indicaram a relação das atividades da "Ndrangheta com organizações criminosas brasileiras", informou a PF.
Antes de ser preso no Uruguai, onde passou cerca de dois anos na prisão até a fuga, operada às vésperas de sua extradição, o italiano conhecido como o 'rei da cocaína em Milão' passou mais de duas décadas sendo procurado pela Polícia.
 

Tags

Autor