Covid-19: Paraíba já planeja início da vacinação para o público em geral
O Estado espera, caso haja conformidade no cronograma da entrega de vacinas, dar início em breve à imunização das pessoas sem comorbidades entre 18 e 59 anos
A Paraíba já se planeja para começar a vacinar a população em geral (sem comorbidades entre 18 e 59 anos) contra o novo coronavírus a partir do próximo semestre. A previsão do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, é que isso possa acontecer a partir do mês de agosto, caso o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde seja, de fato, cumprido. Nesta segunda-feira (17), secretários municipais discutiram o cronograma para ampliar a vacinação, passando a levar em conta apenas a idade.
- Covid-19: Fiocruz garante entrega de 18 milhões de vacinas da AstraZeneca até junho
- Sem vacinação, rodoviários estão entre as categorias que mais se desligaram do trabalho por morte
- Jaboatão começa a vacinar pessoas com comorbidades a partir dos 45 anos
- Vacina: Fiocruz anuncia antecipação da chegada de novo lote de insumo para produção de 12 milhões de doses
- Insumos para vacina CoronaVac chegam ao Brasil dia 26 de maio, diz Butantan
- Anvisa e Butantan se reúnem para discutir testes da vacina Butanvac contra a covid-19
Durante o encontro dos secretários, foi abordada a estratégia de não seguir mais o critério de grupos, mas sim a de idade.
"A tendência que é que após esse grupo não seguir mais categorias e iniciar a vacinação da população em geral, por idade, 59,58", explicou o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, em entrevista ao portal Mais PB.
- "Esperamos zerar a falta de 2ª dose da CoronaVac em Pernambuco", diz secretário ao anunciar chegada de mais vacinas nesta quinta-feira
- Covid-19: governo compra mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer
- África do Sul lança campanha de vacinação em massa contra covid-19
- Covid-19: governo espera antecipar entrega de vacinas já contratadas
- Vacinação reflete no aumento do número de voos domésticos, diz associação das empresas aéreas
O secretário de Saúde da Paraíba, por sua vez, já havia adiantado ao portal G1 que o planejamento era começar a ampliação da vacinação a partir das pessoas de 59 anos, reduzido pouco a pouco, a partir da chegada de vacinas, até se chegar aos 18 anos.
Atualmente, a Paraíba está vacinando profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas com deficiência a partir dos 18 anos vivendo em residências inclusivas, indígenas aldeados.
A fase atual corresponde à segunda fase da vacinação. A terceira etapa, inclui ainda "atividades ocupacionais com riscos elevados de contaminação", que prioriza trabalhadores de atividades ainda com grau mais elevado de contaminação.
Andamento
Segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, até as 20h desta segunda-feira (17), 39.263.416 pessoas (18,54% da população) tinham recebido a primeira dose da vacina no Brasil, e outras 19.423.560 pessoas (9,17%) tinham recebido as duas doses.
Na Paraíba, 771.147 pessoas tinham recebido a primeira dose e 387.432 completaram o ciclo de imunização.