IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Paraíba já planeja início da vacinação para o público em geral

O Estado espera, caso haja conformidade no cronograma da entrega de vacinas, dar início em breve à imunização das pessoas sem comorbidades entre 18 e 59 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 17/05/2021 às 21:41 | Atualizado em 17/05/2021 às 21:52
Notícia
X

A Paraíba já se planeja para começar a vacinar a população em geral (sem comorbidades entre 18 e 59 anos) contra o novo coronavírus a partir do próximo semestre. A previsão do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, é que isso possa acontecer a partir do mês de agosto, caso o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde seja, de fato, cumprido. Nesta segunda-feira (17), secretários municipais discutiram o cronograma para ampliar a vacinação, passando a levar em conta apenas a idade. 

Durante o encontro dos secretários, foi abordada a estratégia de não seguir mais o critério de grupos, mas sim a de idade.

"A tendência que é que após esse grupo não seguir mais categorias e iniciar a vacinação da população em geral, por idade, 59,58", explicou o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, em entrevista ao portal Mais PB. 

O secretário de Saúde da Paraíba, por sua vez, já havia adiantado ao portal G1 que o planejamento era começar a ampliação da vacinação a partir das pessoas de 59 anos, reduzido pouco a pouco, a partir da chegada de vacinas, até se chegar aos 18 anos. 

Atualmente, a Paraíba está vacinando profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas com deficiência a partir dos 18 anos vivendo em residências inclusivas, indígenas aldeados.

A fase atual corresponde à segunda fase da vacinação. A terceira etapa, inclui ainda "atividades ocupacionais com riscos elevados de contaminação", que prioriza trabalhadores de atividades ainda com grau mais elevado de contaminação. 

Andamento

Segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, até as 20h desta segunda-feira (17), 39.263.416 pessoas (18,54% da população) tinham recebido a primeira dose da vacina no Brasil, e outras 19.423.560 pessoas (9,17%) tinham recebido as duas doses.

Na Paraíba, 771.147 pessoas tinham recebido a primeira dose e 387.432 completaram o ciclo de imunização.


 

Tags

Autor