Imunização

Mais de 2 milhões de doses da vacina da Janssen doadas pelos EUA chegam ao Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, a outra remessa, com mais de 942 mil doses, está prevista para chegar neste sábado (26)

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Ana Maria Miranda

Publicado em 25/06/2021 às 11:03 | Atualizado em 25/06/2021 às 11:17
Notícia
X

O Brasil recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), mais de 2 milhões de doses da farmacêutica Janssen, doadas pelos Estados Unidos. O primeiro lote chegou pouco antes das 10h no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo. O avião com os imunizantes saiu na noite de quinta-feira (24) de Fort Lauderdale, na Flórida.

De acordo com o Ministério da Saúde, a outra remessa, com mais de 942 mil doses, está prevista para chegar neste sábado (26). Os EUA doaram 3 milhões de doses do imunizante ao Brasil. A vacina da Janssen é de dose única, ou seja, garante a proteção contra a covid-19 com apenas uma aplicação.

"Essas vacinas fazem parte do nosso esforço para garantir a imunização da população brasileira. Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber 1 dose de esperança no braço. E com a doação do governo americano, iremos acelerar a esperança do nosso povo", destacou o ministro Marcelo Queiroga, que acompanhou a chegada do lote ao lado do embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.

O evento de entrega do imunizante contou também com a presença do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Queiroga pediu ao diplomata que, em nome do presidente Jair Bolsonaro, agradecesse o presidente Joe Biden pela doação.


Seguindo a linha do discurso do ministro, Chapman também reforçou a amizade entre os países. O embaixador caracterizou como "a maior contribuição de doses dos Estados Unidos a qualquer nação do mundo" e classificou a relação entre os dois países como "estratégica" e "baseada em valores democráticos". "Vamos continuar avançando juntos", disse. Em publicação no Twitter, o embaixador afirmou que a doação corresponde ao valor de R$ 165 milhões.

Tags

Autor