TEMPO

Gramado, Canela e outras cidades do Sul do Brasil registram neve; veja imagens

O fenômeno acontece por causa da presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico

Agência Brasil Larissa Lira
Agência Brasil
Larissa Lira
Publicado em 28/07/2021 às 21:00
Notícia
CORTESIA
Neve em Canela nesta quarta-feira (28) - FOTO: CORTESIA
Leitura:

Nevou! Nesta quarta-feira (28), uma onda de ar frio chegou ao Sul do Brasil. Por causa disso, diversas cidades gaúchas, como Gramado, Canela e São Francisco de Paula, registraram neve e chuva congelada. O fenômeno climático animou moradores e turistas e está repercutindo nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados do Twitter.

De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d'água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.

Em um vídeo disponibilizado no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a meteorologista Morgana Almeida informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC. “Teremos, pelo menos durante três dias consecutivos, temperaturas máximas inferiores a 10ºC na Região Sul”, disse.

 

HILON MELO/CORTESIA
Neve em Canela nesta quarta-feira (28) - HILON MELO/CORTESIA
HILON MELO/CORTESIA
Neve em Canela nesta quarta-feira (28) - HILON MELO/CORTESIA
HILON MELO/CORTESIA
Neve em Canela nesta quarta-feira (28) - HILON MELO/CORTESIA
Juliana Andrade/ Agência Brasil
Neve em Gramado - Juliana Andrade/ Agência Brasil

O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensifica os ventos no litoral da região Sul e também favorece a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

“A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a meteorologista.

Veja a repercussão nas redes sociais 

Comentários

Últimas notícias