imunização

EUA, Canadá, França... Veja lista de países que já vacinam adolescentes a partir de 12 anos

Orientação do Ministério da Saúde de pausar a vacinação em adolescentes acima dos 12 anos, sem comorbidades, vai na contramão de países ao redor do mundo

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 16/09/2021 às 23:33 | Atualizado em 16/09/2021 às 23:43
Notícia
X

A recomendação do Ministério da Saúde de suspender a vacinação contra a covid-19 para adolescente acima dos 12 anos, sem comorbidades, no Brasil, surpreendeu diversos especialistas e instituições, nesta quinta-feira (16). No Brasil, a vacina da Pfizer já havia sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público. Inclusive, em alguns estados, a vacinação para a faixa etária já tinha sido iniciada. Além disso, a decisão causou espanto por ir na contramão da maioria dos países do mundo.

Enquanto o Brasil determina a paralisação da imunização do grupo, o Reino Unido anunciou que irá começar a vacinar adolescente com mais de 12 anos a partir da próxima semana. De acordo com o governo britânico, a resolução segue a recomendação de um corpo médico da Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte - países que compõe a nação insular. O imunizante utilizado será o da Pfizer.

No começo de setembro, a Espanha iniciou a vacinação de jovens de 12 a 16 anos. Vizinho do Brasil, o Chile já vacinou mais de 650 mil crianças maiores de 12 anos com a primeira dose e autorizou vacinação para maiores de seis anos. No caso do país sul-americano, a vacina utilizada foi a Coronavac.

Veja mais países que já vacinam adolescentes acima dos 12 anos

Estados Unidos

Os Estados Unidos começaram a vacinar adolescentes acima dos 12 anos em maio deste ano. A vacina utilizada foi a da Pfizer, que foi aprovada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) - órgão similar à Anvisa no país norte-americano. O país tem cerca de 10 milhões de adolescentes vacinados.

Canadá

O Canadá, assim como os Estados Unidos, deu início a vacinação dos adolescentes acima dos 12 em maio.

Alemanha

Na Alemanha, a vacinação para o grupo começou em junho, para jovens que possuem comorbidades. Nesta segunda (16), a Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha deu sinal verde para vacinar todos os adolescentes.

França

Em junho, a vacinação contra a covid-19 para jovens de 12 a 18 anos teve início. Os imunizantes utilizados no país são: Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

China

A China autorizou o uso emergencial da Coronavac em crianças acima de três anos a adolescentes de 17. No entanto, não foi definida uma data para o início da imunização de esse público no país asiático.

Japão

O Japão aprovou, em maio, a utilização da vacina da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos.


Tags

Autor