Celebração

O que é o Dia da Árvore? Por que o Dia da Árvore é comemorado nesta data? Como surgiu o Dia da Árvore?

A preservação da vegetação brasileira é urgente, visto que o desmatamento tem aumentado a cada ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 21/09/2021 às 12:59
Notícia
X

Nesta terça-feira, 21 de setembro, comemora-se em todo território brasileiro o Dia da Árvore. A celebração tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas. Este incentivo à proteção do meio ambiente serve para que as pessoas criem hábitos que preservam o ecossistema, sobretudo a espécie humana.

A preservação da vegetação brasileira é urgente, visto que o desmatamento tem aumentado a cada ano. Dados preliminares da plataforma TerraBrasilis de 2021, apontam que de janeiro a agosto foram destruídos 11 milhões de km² da floresta, o número é 8,2% maior que o registrado no mesmo período em 2020.

Por que o Dia da Árvore é comemorado nesta data?

A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo - árvore escolhida para representar a nação brasileira -. Entre os meses de agosto e setembro é possível ver o desabrochar das flores deste ser vivo, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro.

O que é e como surgiu o Dia da Árvore?

O dia de conscientização sobre a preservação das árvores começou em 10 de abril de 1872, quando um jornalista estadunidense decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, EUA. O momento ficou conhecido como “Day Arbor”.


No Brasil, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965. No entanto, segue comemorado até hoje, principalmente nas escolas brasileiras.

Tags

Autor