vIAGEM

Consulado dos EUA no Recife realiza coletiva a respeito da liberação de passaporte para brasileiros e novas mudanças no visto

O anúncio coloca em prática uma política de viagens internacionais consistente no mundo todo e focada na saúde pública dos norte-americanos e visitantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/10/2021 às 14:58 | Atualizado em 28/10/2021 às 10:59
Notícia
X

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife realiza uma coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (28), a partir das 9h. O momento conta com a presença do cônsul geral, Jessica Simon, e com o chefe da Seção Consular, Will McGhee, que informarão a respeito da nova política de entrada de viajantes internacionais aos Estados Unidos e retorno do processamento de vistos.

>> Como tirar o visto para os Estados Unidos? Embaixada e consulados reabrem agendamento em novembro

A iniciativa acontece após a decisão do governo dos Estados Unidos divulgada na segunda-feira (25). O anúncio informou que os viajantes, que não sejam cidadãos ou imigrantes, devem estar completamente imunizados contra a Covid-19 e apresentar o comprovante de vacinação antes de embarcar para o país. A nova política para entrada de viajantes internacionais no país passa a valer a partir do dia 8 de novembro.

No mesmo dia, a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil voltarão a processar serviços rotineiros de vistos de não-imigrantes, inclusive as renovações. Na coletiva também serão abordadas algumas mudanças no visto. “Reconhecemos que o tempo de espera pode ser longo, e aconselhamos que todos os viajantes marquem a entrevista o mais rápido possível. Continuamos priorizando um grupo limitado, como casos humanitários e estudantes”, declarou a organização, em nota.

O anúncio coloca em prática uma política de viagens internacionais consistente no mundo todo e focada na saúde pública dos norte-americanos e visitantes.

Pré-requisitos para as viagens

A nova política também define alguns pré-requisitos para a entrada de turistas no país norte-americano. Entre elas estão a obrigatoriedade de que todos os viajantes estejam com o ciclo de imunização completo e que apresentem um teste negativo de covid-19 feito até três dias antes do embarque. A determinação ressalta, também, que os viajantes não vacinados (cidadãos norte-americanos, residentes permanentes legais) deverão apresentar um teste negativo de até um dia antes do embarque.

Crianças e adolescentes de até 17 anos não precisarão apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo de covid-19. A nova política também elimina a necessidade de solicitar uma exceção de interesse nacional antes de viajar para o país.

Em relação a vacina, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) determinou que só serão aceitas as vacinas aprovadas pela FDA e OMS para uso emergencial, incluindo o mix de vacinas. Sendo elas: Pfizer/BioNTech; Moderna; Oxford/AstraZeneca — produzida no Brasil pela Fiocruz; Janssen (Johnson & Johnson); SinoPharm; CoronaVac — produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Tags

Autor