ESPAÇO

Estudante de 18 anos que descobriu novo asteroide faz vaquinha virtual para estudar na NASA

Laysa foi aluna de escola pública e hoje é discente de física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 03/11/2021 às 10:44 | Atualizado em 03/11/2021 às 10:48
Notícia
X

A estudante Laysa Peixoto Sena Lage, 18 anos, que detectou um novo asteroide em pesquisa da NASA, faz uma vaquinha virtual em busca de recursos para estudar nos Estados Unidos, na empresa de exploração espacial. Laysa foi aluna de escola pública e hoje é discente de física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com objetivo de arrecadar R$ 15 mil, Laysa sonha em ser aluna do Advanced Space Academy. O curso, de duração de seis dias, proporciona uma experiência imersiva no que seria a preparação para uma missão espacial, com treinamento de astronautas, desafios de engenharia e atividades de construção de equipes.

“Como não tenho recursos financeiros para ir para os Estados Unidos realizar o curso, criei essa vaquinha. Assim, terei o privilégio de representar o Brasil na NASA e em todo o mundo, levando comigo o sonho de milhares de brasileiros que assim como eu, acreditam na ciência e na educação”, explica a jovem. Para contribuir com a vaquinha virtual clique aqui.


Descoberta do asteroide LPS0003

A universitária realizou a descoberta em agosto deste ano através de uma campanha de “caça-asteroides” provida pela NASA, em parceria com a The International Astribinucak Search Collaboration.
“Detectei alguns objetos que poderiam ser asteroides e enviei um relatório para eles. Um dos objetos que marquei foi confirmado e colocado na lista de descobertas recentes”, relata a estudante.

A partir de imagens feitas pelo telescópio Pan-STARRS, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, o elemento espacial foi detectado. O astro recebeu o nome de LP0003; as letras são as iniciais de Laysa. Segundo ela, futuramente poderá nomeá-lo.

Reprodução/Instagram/@astrolaysa
Asteroide LPS0003. - Reprodução/Instagram/@astrolaysa

Premiações

Além da descoberta, a estudante também foi protagonista de conquistas relevantes para sua carreira. Em 2020, Laísa foi medalhista de prata na 23º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com medalha de bronze.

“É uma honra fazer parte dessa busca por mais conhecimento sobre o Cosmos, especificamente sobre os objetos do Sistema Solar”, comentou Laysa, nas redes sociais.

Tags

Autor