Sistema Solar

Vídeo: astrônomo brasileiro amador filma asteroide se chocando com Júpiter

Acontecimento é tão raro que foi observado apenas sete vezes

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 16/09/2021 às 11:02 | Atualizado em 16/09/2021 às 11:27
Notícia
X

Imagina estar em casa, observando o seu planeta favorito e, de repente, ver um asteroide se chocando com Júpiter? Foi exatamente isso o que aconteceu com José Luís Pereira. O morador de São Caetano do Sul, município de São Paulo, filmou o exato momento em que um asteroide passa pela órbita do maior planeta do Sistema Solar.

O vídeo pode ser considerado histórico, já que é a primeira vez que uma filmagem desse tipo é feita no Brasil. José estava monitorando o planeta há cerca de três anos. Na última segunda-feira (13), às 19h39, percebeu um clarão branco na imagem.

No começo, desconfiou que o clarão poderia ser algum tipo de impacto. Porém, após analisar as imagens com calma, percebeu que presenciou um momento único.

Nesse mesmo momento, em Saint-Véran, na França, um grupo de astrônomos amadores também observava o maior planeta do sistema solar e confirmou a informação de José. A equipe identificou a colisão de forma clara, pois estavam usando um telescópio de 62cm.

"Esses impactos de objetos espaciais em Júpiter é um acontecimento tão raro que, desde 1994, apenas sete foram observados", informou a Astronomiaum, uma das maiores páginas brasileiras de astronomia do twitter. Imagina que grande espetáculo o José não assistiu?

Veja o vídeo:

Tags

Autor