Prefeitura de Salvador cancela festa de Réveillon 2022 por incerteza diante da covid-19
Anúncio foi feito pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), nesta segunda-feira (29). Anteriormente, o gestor afirmava que tomaria decisão sobre realização das festas na data-limite
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta segunda-feira (29) que não haverá festa de Réveillon na capital baiana. A decisão foi tomada com base no cenário de incertezas provocado neste momento pela covid-19, com o surgimento de nova variante mesmo com o avanço da vacinação contra a doença, já que o evento reúne cerca de 250 mil pessoas por dia. As informações são do jornal Correio.
O gestor ainda não tinha dado uma resposta sobre a realização das festas, afirmando que decidiria sobre apenas quando estivesse próximo da data. "No cenário de incertezas, de dúvidas, não há como realizar o festival da virada esse ano, estamos a um mês da festa e chegamos ao limite dessa decisão. Como essa é uma decisão que dependeria exclusivamente da prefeitura, a decisão está tomada. Nós não realizaremos a festa. Diante de tudo que estamos vendo, ainda não é o momento de colocarmos em risco tudo o que construímos até aqui", disse.
No entanto, o prefeito informou que ainda avalia as possibilidades de programação alternativa para a virada de ano. Em 2020, por exemplo, houve queima de fogos em alguns pontos da cidade, ainda que não estivesse permitida aglomeração.
"Ainda vou ver o que é possível fazer. Em relação ao evento, não dava para tomar essa antecedência se não fosse com o mês, e hoje falta exatamente um mês. Não é uma decisão fácil, porque a gente sabe da importância para a economia da cidade, mas a gente sempre colocou a vida em primeiro lugar. O momento exige cautela e prudência. Vamos ver se é possível fazer alguma coisa e o que é possível fazer", disse. Segundo ele, tudo será feito para evitar aglomerações na cidade.
A última edição do Festival Virada Salvador, entre 2019 e 2020, reuniu 2 milhões de pessoas durante os cinco dias de evento. No dia 31 de dezembro, a Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, recebeu cerca de 1 milhão de pessoas.
E o Carnaval?
Com um dos carnavais mais balados do Brasil, Salvador ainda não sabe se promoverá as festas em 2022. Bruno Reis disse que a decisão ainda depende de uma audiência com o governador da Bahia, Rui Costa (PT). "O governador disse que me procuraria, e eu disse que procuraria ele, e eu já fiz isso. Eu espero ter oportunidade para gente conversar e tomar a decisão em conjunto, que será tomada com toda cautela e segurança, diante de tudo que está acontecendo", completou.