'Quinta Coluna'

Operação contra tráfico de drogas em aviões da FAB bloqueia imóveis e dinheiro de investigados

Na ação, policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão em Brasília e Florianópolis (SC)

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 15/12/2021 às 8:49
Sgt Johnson/Agência FAB
Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) - FOTO: Sgt Johnson/Agência FAB
Leitura:

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (15), uma nova etapa da operação Quinta Coluna, que investiga tráfico internacional de drogas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Na ação, policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão em Brasília e Florianópolis (SC).

A PF investiga um grupo que transportou 37 kg de cocaína em um avião da FAB, do Brasil para a Espanha, em 2019, levando à prisão um sargento brasileiro na Europa. Nesta fase da operação, a Justiça Federal determinou o sequestro e o bloqueio de imóveis, R$ 3,6 milhões e de dois veículos de luxo. O nome do alvo não foi divulgado.

Laranjas

De acordo com a PF, as investigações apontam que o investigado usou parentes como "laranjas", movimentou valores em espécie e adquiriu bens. Além disso, o esquema também contou com a participação de empresas de fachada para "dissimular a propriedade de imóveis e a movimentação de dinheiro".

Os investigadores informaram ainda que esta fase da operação é para buscar mais provas relativas à lavagem de dinheiro praticada pelo chefe da associação criminosa, que levava drogas para Europa a partir de voos em aeronaves da FAB.

Comentários

Últimas notícias