Relações Exteriores

Governo federal rejeita ajuda da Argentina às vítimas das chuvas na Bahia

Segundo o governo estadual, o país vizinho pretendia enviar imediatamente ao sul da Bahia uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Paloma Xavier

Publicado em 29/12/2021 às 22:02
Notícia
X

O governo federal, através do Ministério das Relações Exteriores, negou nesta quarta-feira (29) o pedido do governador da Bahia, Rui Costa, para autorizar o envio de ajuda humanitária da Argentina às áreas afetadas pelas chuvas no estado. Ao todo, 136 cidades baianas estão em situação de emergência. Pelo menos 24 pessoas morreram e 91 mil tiveram de deixar suas casas.

O governador Rui Costa solicitou a autorização por meio das redes sociais na tarde desta quarta. "Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira", publicou no Twitter.

De acordo com o governo baiano, a Argentina pretendia enviar imediatamente ao sul da Bahia uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres.

Na dispensa, feita por meio de documento oficial, o governo federal agradeceu a proposta argentina e afirmou que a situação na Bahia “está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”.

Consta ainda no documento que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

Bolsonaro

Também nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou uma fala irônica do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para justificar sua ausência na Bahia. "Eu acho que se o presidente descobrir a cura do câncer, ele vai ser criticado porque descobriu a cura do câncer", afirmou Marinho no Rio de Janeiro, onde participou de uma cerimônia, realizada no Palácio Guanabara, de liberação de recursos para obras. Ao publicar o vídeo do ministro em suas redes sociais nesta quarta-feira (29), Bolsonaro escreveu: "Bahia, nosso trabalho é solidariedade."

Tags

Autor