PRESIDENTE

Alvo de críticas por tirar folga durante crise na Bahia, Bolsonaro diz que espera 'não ter de voltar antes'

A Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989. Pelo menos 21 pessoas morreram e aproximadamente 77 mil estão desabrigadas ou desalojadas. O presidente está de folga em Santa Catarina

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Paloma Xavier

Publicado em 28/12/2021 às 20:32 | Atualizado em 28/12/2021 às 20:56
Notícia
X

Após ser duramente criticado por sua postura diante das fortes chuvas que têm assolado a Bahia nos últimos dias, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) disse a apoiadores nesta terça-feira (28) que “espera não ter que retornar antes” do previsto de sua folga em Santa Catarina.

A declaração foi gravada e divulgada pelo portal santa-catarinense ND Mais. O chefe do Executivo esteve no estado em 12 de dezembro e sobrevoou as regiões afetadas, mas não retornou ao local desde as chuvas mais recentes. Até esta terça-feira (28), a Bahia contabiliza pelo menos 21 mortos, 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados por causa do temporal.

Na segunda-feira (27), o Bolsonaro se comprometeu a liberar R$ 200 milhões para municípios atingidos pelas chuvas na Bahia, mas disse que só deve assinar uma medida provisória nesse sentido no início do próximo ano. Para casos de calamidade, porém, o governo pode liberar um crédito extraordinário a qualquer momento.

O chefe do Executivo assinou uma medida provisória nesta terça-feira (28) liberando R$ 200 milhões para reconstrução de estradas, mas esse recurso vai ser destinado a cinco Estados, e não apenas para a Bahia, e não é o mesmo do prometido na segunda-feira.

Em Santa Catarina, o presidente continuou promovendo aglomerações, indo de encontro com as orientações para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Tags

Autor