Brasileiros e estrangeiros que fugiram da guerra na Ucrânia chegam ao Recife em avião da FAB
Os repatriados fazem escala no Recife, de onde partem para Brasília
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram, nesta quinta-feira (10), por volta das 6h da manhã, no Aeroporto Internacional do Recife trazendo pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia.
O cargueiro KC-390 Millennium e o Embraer Legacy trouxeram 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças. Também foram trazidos oito cachorros e dois gatos.
- Notícias da guerra da Ucrânia: Rússia bombardeia hospital infantil e maternidade em Mariupol, diz Ucrânia
- Notícias da guerra de Ucrânia: Ucrânia chora seus soldados mortos em invasão russa ao país
- Notícias da guerra da Ucrânia: tropas russas avançam sobre Kiev na véspera de negociação com Ucrânia
- Notícias da guerra da Ucrânia: avião da FAB que resgatou brasileiros deixa a Polônia
- Seis leões e seis tigres saem da Ucrânia e recebem abrigo na Polônia
- Reunião entre chanceleres da Rússia e Ucrânia acaba sem acordo sobre cessar-fogo
Os repatriados estão fazendo uma escala na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital, onde tomaram café da manhã. Em seguida, partem para Brasília. A previsão de chegada na capital federal é 12h15 e eles devem ser recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro e autoridades.
Na volta, o KC-390 trouxe a maioria dos passageiros. Já no Legacy, por se tratar de uma aeronave mais confortável, vieram uma grávida e duas famílias com crianças de colo.
Após deixar Varsóvia, na Polônia, nessa quarta-feira (9), os aviões fizeram escalas em Lisboa (Portugal) e na Ilha do Sal (Cabo Verde).
Vídeo divulgado pela Força Aérea Brasileira mostra o momento em que os repatriados aplaudem o pouso em solo brasileiro; confira:
No voo de ida do KC-390 foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a cerca de 360 mil refeições, 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.