RELIGIÃO

Semana Santa: o que se celebra no Domingo de Páscoa

. A fé cristã aponta que Jesus fez cinco aparições naquele dia após três dias no túmulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 15/04/2022 às 18:19 | Atualizado em 15/04/2022 às 19:47
Notícia
X

O Domingo de Páscoa é o momento mais importante da Semana Santa. A celebração, que se inicia no Domingo de Ramos, termina com a ressurreição de Cristo. A fé cristã aponta que Jesus fez cinco aparições naquele dia após três dias no túmulo.

O Domingo de Páscoa também encerra a Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.

No ocidente, muitas igrejas já celebram a Páscoa no fim da noite do Sábado de Aleluia. Por isso, ela se chama Vigília Pascal. Já em alguns países, a Páscoa dura dois dias com a com a "Segunda-Feira de Páscoa".

Lições da Páscoa 

Os católicos também creem que a Páscoa pode simbolizar recomeços e reaproximação religiosa com Deus. Também um período em que os cristãos aprendem com as dores e as transformam em glória, como mostrado na história de Jesus.

O sábado de Páscoa

Antes da ressurreição, há o Sábado Santo em que a igreja se recolhe. A Igreja, nesse Sábado Santo, se recolhe. É um dia voltado para o silêncio e para a oração, se preparando para a grande Vigília Pascal. Não é um silêncio de luto, pois acreditamos que o Senhor não está morto, Ele vive. Temos a certeza de que à noite celebraremos a ressurreição, mas é um silêncio orante e de respeito, pois sabemos que nesse dia o Senhor desceu ao seio da terra", diz o cardeal Orani João Tempesta em artigo.

Tags

Autor