NORDESTE

Ícone em Fortaleza, estátua de Iracema cai no calçadão da Beira Mar

A estátua será levada para armazenamento em um espaço adequado, sendo iniciado, posteriormente, o trabalho de restauro

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 03/05/2022 às 18:32
Notícia
X

Uma das esculturas da indígena Iracema, localizada no calçadão da Beira Mar (na altura da Praia de Iracema), em Fortaleza, caiu durante a tarde desta terça-feira (3). O jornal O POVO esteve no local; o monumento chamado de "Iracema Guardiã" já estava isolado.

A escultura é feita em fibra de vidro, com dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).

No último mês de março, a reportagem do O POVO mostrou má conservação das estátuas de Iracema espalhadas pela Cidade, com estruturas quebradas e pichadas. Além disso, a escultura indígena da Praia de Iracema já se encontrava com algumas partes pichadas, além da base enferrujada.

A estátua, que é obra do artista sobralense Zenon da Cunha Mendes Barreto, foi inaugurada em 1996.

Em nota, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou que técnicos já trabalham no local para recolher a estrutura. A estátua será levada para armazenamento em um espaço adequado, sendo iniciado, posteriormente, o trabalho de restauro do patrimônio.

A Guarda Municipal também foi acionada, segundo a Secultfor, para analisar as imagens de videomonitoramento da área. O prefeito Sarto Nogueira também esteve no local para conferir os trabalhos iniciais de isolamento e remoção da estátua, determinando apuração do caso.

Tags

Autor