saúde

Nova edição da Caderneta da Gestante será distribuída aos estados pelo Ministério da Saúde

Lançamento da 6ª edição da caderneta foi realizado na semana passada em Brasília

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 10/05/2022 às 14:24
Notícia
X

O Ministério da Saúde irá distribuir mais de 3 milhões de exemplares da nova edição da Caderneta da Gestante aos 26 estados e ao Distrito Federal neste ano. Segundo a pasta, as secretarias estaduais de Saúde serão responsáveis pelo envio do material aos municípios, que entregam os exemplares aos serviços da Atenção Primária à Saúde para disponibilização às gestantes.

O lançamento da 6ª edição da caderneta foi realizado na última quarta-feira (4) em Brasília, e é parte das ações desenvolvidas pela pasta para o aprimoramento da assistência materna e infantil no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento é de cerca de R$ 5,7 milhões.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Caderneta da Gestante é um instrumento importante de acompanhamento da gestação, parto e pós-parto, para qualificar a atenção e o cuidado pré-natal. Além disso, trata-se de um instrumento interativo, com espaços para que a mulher registre impressões sobre a gestação, além de colaborar para esclarecer as dúvidas mais frequentes.

A caderneta também serve para apoiar o profissional de saúde "no diálogo e continuidade do atendimento à gestante e nas ações de educação em saúde". Segundo a pasta, a nova edição da caderneta passou por atualizações de conteúdo técnico, que consideram as diretrizes de segurança, qualidade e humanização da Rede de Atenção Materna e Infantil. Conta ainda com diagramação mais moderna.

A pasta informou ainda que também foram atualizadas as curvas de acompanhamento do ganho ponderal de gestantes, e readequados os espaços de preenchimento dos dados de exames e vacinas, conforme solicitação das equipes de saúde.

Além disso, o pré-natal do pai/parceiro ganhou destaque na 6ª edição da caderneta, para fortalecer as ações de paternidade e cuidado no SUS, além de contribuir para ampliar e melhorar o acesso e acolhimento dos homens nos serviços de saúde.

O material conta ainda com informações sobre alimentação saudável na gestação, saúde bucal, registro de consulta do pré-natal odontológico, informações atualizadas sobre trabalho de parto, parto e nascimento. Também há informações sobre o registro civil da criança e a consulta puerperal (1º semana após o parto).

Segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, o modelo de rede de atenção materno-infantil foi reestruturado para adequar a política e trazer mais segurança para esse público. "Com a criação da Rami (Rede de Atenção Materna e Infantil), praticamente dobramos o orçamento e fortalecemos as ações de cuidado. Além disso, passamos a financiar o pré-natal de alto risco, auxiliando na condução dos casos mais complexos", pontua.

Tags

Autor