ASTRONOMIA

Eclipse total 2022: lua ficará vermelha no Brasil neste domingo; saiba como ver

Como se trata de um eclipse lunar total, o que vai acontecer é que a sombra da Terra cobrirá inteiramente a Lua

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 13/05/2022 às 17:53 | Atualizado em 13/05/2022 às 17:53
Notícia
X

Os brasileiros poderão ver o evento astronômico que tem sido considerado o maior de 2022. No próximo dia 16 de maio, é esperado que em todo o País seja visto um eclipse lunar total

Como se trata de um eclipse lunar total, o que vai acontecer é que a sombra da Terra cobrirá inteiramente a Lua, o que por sua vez gera o que chama de "Lua de Sangue", por conta do aspecto de coloração vermelha. 

De acordo as perspectivas astronômicas, o fenômeno poderá ser visto de qualquer região do Brasil. Ele começará por volta das 22h30 do dia 15 de maio, com a penumbra da Terra começando a escurecer a Lua. 

Às 23h a Lua deverá começar a ser coberta por completo. Já à 00h29 do dia 16 de maio, a Lua já estará bastante avermelhada. Mas ainda não terá chegado ao fim o espetáculo no céu. 

Ao todo, serão 5 horas e 19 minutos de eclipse, com o fim do eclipse total à 01h53 e o fim do eclipse penumbral às 03h50. Apesar da possibilidade de visibilidade em todas as regiões do País, vale ressaltar que é preciso estar atento às condições climáticas e estar o mais distante possível de horizontes com telhados e prédios.

Fenômeno do eclipse total:

O eclipse lunar total geralmente ocorre duas vezes por ano, quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados e a Lua está cheia. À medida que mergulha na sombra da Terra, a Lua perde sua brancura.

Mas ainda é visível porque os raios do sol, desviados pela Terra, continuam a alcançá-la através da "refração atmosférica", explica à AFP Florent Deleflie, do Observatório Paris-PSL.

“Durante um eclipse, apenas a Terra pode iluminar a Lua através desse reenvio dos raios vermelhos”, acrescenta o astrônomo. O fenômeno pode ser visto a olho nu e com céu claro é extremamente fotogênico.

Lua vermelha para os pernambucanos:

O Observatório Astronômico do Alto da Sé abre em horário especial neste domingo (15) para que o público possa acompanhar o eclipse total da Lua. Sete telescópios estarão disponíveis a partir das 18 horas.

O fenômeno tem início às 22:32h, quando a lua entra na fase penumbral e atinge o máximo às 01:11h da segunda (16). Para quem não puder ir ao local, haverá transmissão simultânea da observação, pelo Instagram do Espaço Ciência (@espacociencia_pe).

Também será possível visualizar, durante a madrugada, os planetas Júpiter, Saturno e Marte.

 

 

Tags

Autor