HABITAÇÃO

As imagens da expulsão de mais de 100 famílias sem-teto de prédio ocupado na Rua Augusta, em São Paulo

Os moradores resistem à saída do local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros participam da ação

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 17/05/2022 às 10:34 | Atualizado em 17/05/2022 às 10:58
Notícia
X

Com informações do G1

Acontece na manhã desta terça-feira (17) uma reintegração de posse na Rua Augusta, no Centro de São Paulo. No edifício, moram cerca de 100 famílias sem-teto, que são retiradas à força pela Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros acompanha a operação.

Os moradores resistem à saída do local. A Frente de Luta Por Moradia (FLM), que organiza a ocupação, publicou nas redes sociais protesto de mulheres que vivem no prédio com cartazes que dizem "nenhuma mulher sem casa". Confira:

A expulsão acontece em meio a uma onda de frio na cidade. Nesta quarta-feira (18), a previsão é que a temperatura chegue a 6º. 

Móveis, eletrodomésticos e outros itens estão espalhados pela rua, que teve trânsito bloqueado, afetando, inclusive, o trajeto de ônibus.

Segundo o G1, uma gestante de 20 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros durante a ação. Moradores contaram que ela teria entrado em trabalho de parto.

Sobre a ocupação

A ocupação começou em dezembro de 2021 no prédio, que estava abandonado até então. A proprietária do edifício logo entrou com uma ação na Justiça, que determinou a reintegração de posse em 29 de dezembro.

O FLM recorreu, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a reintegração para 2 de janeiro. Então, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPSP) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que não haveria abrigo para as famílias. 

Então, a ação foi suspensa em janeiro pelo ministro Ricardo Lewandowski. O magistrado entendeu que a decisão contrariava ordem do STF, que suspendia despejos coletivos até março de 2022.

Tags

Autor