PANDEMIA

São Bernardo retoma uso de máscaras contra a covid-19 a partir desta sexta-feira

A medida proposta pelo prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), visa conter a contaminação de novos casos por covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 20/05/2022 às 11:33 | Atualizado em 20/05/2022 às 11:38
Notícia
X

Com informações do Repórter Diário

O município de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, voltou a recomendar o uso de máscaras nos espaços público. A medida proposta pelo prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), visa conter a contaminação de novos casos por covid-19. Durante uma live, ele relatou o aumento de 667% no número de contaminados entre os dias 9 e 16 de maio, em comparação ao mesmo período que abril.

A medida é válida, sobretudo, para escolas. Esses ambientes tiveram um aumento de 4 para 169 casos entre abril e maio. "O frio é um agravante, nesta época do ano, por conta do clima, os ambientes ficam fechados e sem a devida circulação de ar", disse o prefeito. A secretaria de educação do município recomendará o item para ser utilizado em todos os ambientes.

"Esse aumento nos causa preocupação e vamos monitorar a doença na cidade e, continuando o aumento, decidiremos os próximos passos. Reforço que vamos decretar uma recomendação do uso de máscara, a proteção é opcional", disse Morando, segundo o portal Repórter Diário.

A proteção ainda é opcional, mas caso altere o número de internações, haverá o Comitê de Combate ao Coronavírus para decidir. "Tivemos uma reunião no início da tarde e decidimos pela orientação do uso de máscara em todos os lugares. Mas, claro, se os indicadores continuarem subindo, não está descartada a obrigação. Neste momento não optamos pela obrigatoriedade porque o número de internações não oscilou", apontou.

Tags

Autor