A Defesa Civil Nacional emitiu alerta para a previsão de chuvas intensas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia para esta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais mais afetados deverão ser o noroeste, central e litoral norte espírito-santense, os Vales do Mucuri, do Rio Doce e do Jequitinhonha, em Minas, e o sul e centro-sul baiano.
De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem superar 100 milímetros por dia. Com isso, há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.
??#Atenção: Previsão de chuvas intensas, entre hoje (1) e amanhã (2), em áreas da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. O acumulado pode superar 100 mm em 24h.
— INMET (@inmet_) December 1, 2022
????Confira o aviso vermelho???? https://t.co/U7WDArzfFs#chuvasintensas #avisovermelho #ES #BA #MG pic.twitter.com/zFeRnli6iF
Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.
Minas Gerais
A lista de municípios em situação de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais foi acrescida de três novas cidades nesta quinta-feira (1º). São João do Paraíso, na porção norte do estado; Cajuri, na zona da mata; e Uberaba, no triângulo mineiro, foram os últimos oficialmente incluídos, segundo a Defesa Civil do estado.
- Chuvas fortes deixam morto e feridos no norte do estado do Rio de Janeiro
- DESLIZAMENTO BR-376: bombeiros não encontram mais desaparecidos, e seguem contabilizando dois mortos
- CHUVA E DESLIZAMENTO BR-376: equipes de resgate ainda se mobilizam em soterramento de carros e caminhões
- CHUVAS: Deslizamento no Paraná deixa um morto e carros soterrados, entre eles o do prefeito
Ao todo, 142 municípios decretaram a condição desde o dia 21 de setembro deste ano, dentro do período chuvoso 2022/2023.
Segundo boletim divulgado nesta quinta, duas mortes foram registradas por consequência das chuvas. Já o número de desabrigados no estado em decorrência das chuvas passou de 933 para 956, e os desalojados aumentaram de 3.248 para 3.506.
Comentários