CARNAVAL 2024

Galo da Madrugada homenageia Reginaldo Rossi em SP

O Galo reuniu diversas manifestações artísticas típicas de Pernambuco na capital paulista

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 13/02/2024 às 21:25
Notícia
X

O Carnaval do Recife desembarcou no Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, na manhã de ontem. Com o tema Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo, o bloco Galo da Madrugada reverenciou a vida e a obra do artista recifense e atraiu cerca de 500 mil foliões. O bloco desfila desde 2020 em São Paulo, primeira cidade onde se apresentou fora da capital pernambucana.

PERNAMBUCO EM SÃO PAULO

O Galo reúne diversas manifestações artísticas típicas de Pernambuco, como maracatu, bonecões e caboclos de lança, e levou artistas do brega e do frevo para São Paulo. Um dos organizadores, Cesar Pacci, disse que a diversidade cultural paulistana é que proporciona o espaço para a disseminação da cultura recifense. "A multiplicidade de entregas culturais e misturas de públicos tem feito do carnaval da cidade um dos maiores e mais importantes do País. O Galo da Madrugada é essa integração original e genuína."

FESTA PARA RECIFENSES

De fato, além das fantasias e músicas típicas, o público carnavalesco de São Paulo reconhece a identificação e importância desse intercâmbio cultural. A funcionária pública Clea Rapouso, de 55 anos, nasceu no Recife, mora há 30 anos em São Paulo e vai todo ano ao desfile. "A única coisa chata é que não me deixaram entrar no parque com meu guarda-chuva de frevo. A segurança acha que é arma e pode machucar", afirmou.

O também funcionário público José Luciano de Oliveira, de 59 anos, é outro recifense e vê no Galo da Madrugada uma forma de se sentir "em casa": "Viver essa energia é uma forma de manter minha cultura viva aqui", afirmou.

Tags

Autor