CNH suspensa: saiba como se proteger de golpe
A atuação dos criminosos consiste em enviar uma mensagens SMS com uma "notificação extrajudicial", falsa, acompanhada de um link para coletar dados
Golpistas estão se passando por canais de transmissão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para aplicar golpes em pessoas com carteira de habilitação. A informação foi confirmada pelo órgão através de um alerta nas redes sociais.
A atuação dos bandidos consiste em enviar uma mensagens SMS, com uma ameaça de "notificação extrajudicial", falsa, acompanhada de um link para coletar dados pessoais e receber os pagamentos fraudulentos de supostas dívidas das vítimas.
Vários estados do Brasil
A atuação dos golpistas já foi registrada em vários estados do país, como Amazonas, Bahia, Ceará, Paraná, São Paulo, Pernambuco, entre outros, o que pode significar que a quadrilha atue em todo território nacional.
Golpe da CNH suspensa: como funciona e como se proteger
Primeiro contato: golpistas enviam SMS sobre “cassação” ou “cancelamento” da CNH, incluindo um link para suposta regularização.
Site falso: o link leva a uma página que imita o portal Gov.br, mas a URL não é oficial.
Dados roubados: o site exige CPF e mostra informações reais, como nome completo e data de nascimento da vítima.
Pagamento falso: usuários são induzidos a pagar uma multa via Pix, com valores entre R$ 90 e R$ 170.
Prejuízo extra: além do dinheiro, golpistas capturam dados para novos golpes.
Em suas redes sociais, o Detran informou que a única comunicação para todos os tipos de irregularidades ou penalidades dos usuários é a Carta Registrada via Correios (AR). Veja o texto abaixo:
Pronunciamento do Detran
"O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco informa que a comunicação oficial do órgão para todos os tipos de irregularidades ou penalidades dos usuários é a Carta Registrada via Correios (AR), caso ninguém esteja presente no endereço para assinar, o cidadão é notificado via Edital (Diário Oficial). No momento, o DETRAN-PE não envia nenhum tipo de informação nem documento por Whatsapp. Além disso, o órgão não envia nenhum tipo de anexo via e-mail. Por e-mail, só são enviados avisos sobre agendamento e prazo de validade da CNH.
Em caso de infrações, caso o condutor seja cadastrado ao Sistema de Notificação Eletrônica, que está dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, é enviado uma notificação para o celular do motorista cadastrado ou proprietário do veículo. As multas também são disponibilizadas no site do órgão, por meio da Consulta de Placa."