Governo destina R$ 100 milhões para reconstrução de ponte que desabou
O ministro dos Transportes, Renan Filho, sobrevoou a área do acidente nesta segunda-feira (23) e decretou situação de emergência na região
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira (23) que o governo Federal destinará mais de R$ 100 milhões para as obras de recuperação e retirada dos escombros da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que caiu neste domingo (22), na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins. O ministro sobrevoou a área do acidente e decretou situação de emergência na região.
“Temos todas as condições técnicas para a reconstrução e os recursos técnicos necessários para a reconstrução para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras. Iremos reconstruir uma ponte com todos os itens de garantia de segurança”, afirmou.
No domingo (22), o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, derrubando pelo menos 10 veículos, dos quais quatro caminhões, três veículos de passeio e três motocicletas. Segundo a Defesa Civil de Estreito, até o momento, 16 pessoas estão desaparecidas. Uma morreu e uma segue hospitalizada.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão avaliando a situação e apurando as possíveis causas para “tomar as medidas necessárias”, informou o ministro.
Segundo o ministro, a pasta trabalha para que os recursos sejam liberados ainda este ano. “Com a emergência decretada, queremos contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024. Isso será um trabalho de muita resolutividade do ministério”, completou.
Três crianças estão entre os 16 desaparecidos
A Polícia Militar do Tocantins divulgou o nome das 16 vítimas desaparecidas após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Entre elas, três crianças, de 3, 10 e 11 anos.
A ponte de 533 metros, sobre o Rio Tocantins, que liga Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), cedeu parcialmente no domingo, 22.
A PM também confirmou a morte de Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, residente de Aguiarnópolis.
Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos, foi resgatado com vida. Com uma fratura na perna, ele foi conduzido por testemunhas do acidente ao hospital de Estreito.
"As equipes de resgate seguem empenhadas nas buscas por desaparecidos", diz a PM. De acordo com a força policial, ao todo, dez veículos, entre carros, caminhões e motocicletas, foram atingidos pelo desabamento.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou, em publicação no X (antigo Twitter), que o comandante da Marina, Almirante Olsen, deu sinal verde para solicitação de equipe de mergulho para realizar buscas no local do colapso. "Os profissionais da Marinha estarão prontos para atuar já amanhã cedo (terça, 24). Seguiremos vigilantes e acompanhando todas as ações necessárias", escreveu.
Lista de desaparecidos
- Andreia Maria de Sousa (não foi divulgada a idade)
- Anselmo (não foi divulgado o sobrenome nem idade)
- Anisio Padilha Soares (43 anos)
- Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos)
- Lorrane Cidronio de Jesus (11 anos)
- Kecio Francisco Santos Lopes (não foi divulgada a idade)
- Alessandra do Socorro Ribeiro (50 anos)
- Salmon Alves Santos (65 anos)
- Felipe Giuvannuci Ribeiro (10 anos)
- Cássia de Sousa Tavares (34 anos)
- Cecília Tavares Rodrigues (3 anos)
- Marçon Gley Ferreira (não foi divulgada a idade)
- Osmarina da Silva Carvalho (48 anos)
- Gessimar Ferreira (38 anos)
- Ailson Gomes Carneiro (57 anos)
- Elisangela Santos das Chagas (50 anos)