meio ambiente

Jardim Botânico terá mais atrações

Horto aproveita aniversário de 54 anos para promover eventos no mês de agosto e abrir nova trilha, voltada para cadeirantes. Além disso, reserva será ampliada

Luiza Freitas
Cadastrado por
Luiza Freitas
Publicado em 01/08/2014 às 6:19
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Horto aproveita aniversário de 54 anos para promover eventos no mês de agosto e abrir nova trilha, voltada para cadeirantes. Além disso, reserva será ampliada - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O Jardim Botânico do Recife completa nesta sexta-feira 54 anos de fundação e sete meses da reforma que o tornou referência na preservação e na educação ambiental da capital pernambucana. Além da programação que se estende por todo o mês de agosto, o horto, localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste da cidade, recebe como presente R$ 520 mil que estão sendo investidos em mais atrações para o espaço, como a trilha ecológica para cadeirantes. Os novos equipamentos serão entregues até dezembro deste ano, prazo em que uma área de 15 hectares também deverá ser anexada ao atuais 10,7 hectares da reserva florestal.

Entre as novidades que devem ser entregues no segundo semestre estão o espaço para leitura, quiosque de lanches naturais e loja de souvenires do parque. “Também vamos fazer uma trilha para cadeirantes. Com a reforma, a parte central ficou acessível, mas não as trilhas que passam por dentro da mata. Então, vamos escolher uma delas para instalar um tablado de madeira que vai permitir a entrada dos deficientes”, anuncia Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

Ainda em andamento, as negociações para a anexação de mais 15 hectares de mata ao parque devem ser concluídas até o fim do ano e, a partir daí, serem iniciados os projetos para uso de pesquisadores e até de visitantes. A área que está sendo pleiteada pertence à União e já é preservada como Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado. A proposta do Jardim Botânico é utilizar a área para pesquisas científicas, catalogação de espécies e preservação da mata atlântica. Esse trabalho já é realizado hoje dentro dos limites do jardim por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que financia bolsas de pesquisa.

O Jardim Botânico recebe cerca de cem visitantes durante os dias úteis, número que chega a 1.800 nos fins de semana. As visitas ao local – que fica no quilômetro 7,5 da rodovia BR-232 – podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 15h e não é necessário realizar agendamento prévio para pequenos grupos. Escolas e pessoas interessadas em percorrer as trilhas precisam reservar guias e orientadores pelo telefone (81) 3355-0000. Todas as atividades desenvolvidas no lugar são gratuitas.

A programação comemorativa de aniversário será iniciada com a Mostra Ambiental do Recife (Mare), que também passa pelo Cinema São Luiz e escolas públicas até o dia 15 de agosto. A abertura, realizada no horto, acontece com a participação de escolas da rede pública. Desta sexta até o domingo serão apresentados no local 23 curtas-metragens com temática ambiental e palestras diversas.

Últimas notícias