SUSTENTABILIDADE

Casas ecologicamente corretas no morro

ONG aplica soluções simples, como lâmpada de garrafa PET, para economizar energia no Alto José Bonifácio e Bomba do Hemetério

Claudia Parente
Cadastrado por
Claudia Parente
Publicado em 17/08/2014 às 7:31
Divulgação
ONG aplica soluções simples, como lâmpada de garrafa PET, para economizar energia no Alto José Bonifácio e Bomba do Hemetério - FOTO: Divulgação
Leitura:

Dez casas do Alto José Bonifácio e da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, vão ser contempladas por uma iniciativa para tornar habitações de famílias de baixa renda mais sustentáveis. O projeto piloto Melhorias Habitacionais Sustentáveis, da ONG Habitat para a Humanidade, foi um dos seis vencedores dos editais lançados pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) para financiar propostas da sociedade civil na área ambiental. As intervenções nos imóveis começam amanhã.

As soluções apresentadas são diversas e priorizam a economia de recursos naturais, como água e energia. Alguns imóveis vão receber telhados por onde o vento consegue circular e coberturas que favorecem a iluminação solar. Outras, banheiros com descargas que controlam o fluxo de água. Há também projetos para construção de muros verdes que podem reduzir em até três graus a temperatura do ambiente e lâmpadas feitas com garrafas PET cheias de água e água sanitária.

A primeira beneficiada será a desempregada Inês Maria da Silva. Ela mora numa habitação precária de dois cômodos no Alto José Bonifácio com uma filha e dois netos. Embora tenha escolhido a construção do banheiro ecológico, a equipe da Habitat concluiu que casa precisava de intervenções urgentes na fachada e no telhado. “A alegria foi tanta quando disseram que iam melhorar minha casa que até adoeci”, conta.

Leia mais na edição deste domingo do Jornal do Commercio

Últimas notícias