PALEONTOLOGIA

Mamíferos gigantes da Era do Gelo são encontrados em Caruaru

Fósseis foram descobertos durante levantamento topográfico no povoado de Rafael

Claudia Parente
Cadastrado por
Claudia Parente
Publicado em 25/01/2015 às 7:30
Davi Figueiredo/Divulgação
Fósseis foram descobertos durante levantamento topográfico no povoado de Rafael - FOTO: Davi Figueiredo/Divulgação
Leitura:

Um trabalho de levantamento topográfico de um terreno em Caruaru, no Agreste pernambucano, resultou na descoberta de um tanque de fósseis no povoado de Rafael, a cerca de 6km do centro da cidade e a apenas 800 metros do perímetro urbano. À primeira vista, tratam-se de ossos de animais do pleistoceno, período pré-histórico ocorrido entre 1,8 milhão e 10 mil anos atrás, caracterizado pela presença de mamíferos gigantes, que formam a megafauna.

os fósseis coletados pelo topógrafo Davi Figueiredo estavam na superfície e chegaram a ser confundidos com pedras por outros trabalhadores. “As pessoas não fazem ideia de que esse material é um osso incrustado em rocha e tem valor”, comenta o topógrafo, que guardou três amostras para posterior análise por um paleontólogo. 

Ele denuncia que o material corre o risco de ser destruído, pois está sendo usado para tapar os buracos da estrada por onde os carros passam. “Acredito que as escolas deveriam ter algumas amostras de fósseis para ensinar os alunos a reconhecer esse tipo de material, que tem tanta importância científica”, comentou. Exceto as três peças que guardou consigo, Davi Figueiredo entregou o material ao proprietário da terra. “Se escavarem o local, vão encontrar muitos ossos lá”, avisa.

Segundo o palentólogo Edison Vicente, da Universidade Federal de Pernambuco, um dos ossos é um fragmento da extremidade distal de um fêmur de preguiça gigante, da espécie Eremotherium laurillardi. Esta preguiça, de hábitos terrestres, parente do atual bicho-preguiça, chegou a alcançar mais de cinco metros de comprimento. Os mamíferos gigantes foram imortalizados no filme A Era do Gelo porque, no fim do pleistoceno, houve um grande evento glacial.

Últimas notícias