PROTEÇÃO AMBIENTAL

Rede social convoca população para denunciar poda irregular de árvores

Grupo cria canal para tentar reduzir o desmatamento urbano no Recife. Por meio do canal http://epratorar.tumblr.com/, é possível postar fotos e fazer a denúncia, que serão encaminhadas para as autoridades competentes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/02/2015 às 7:13
Guga Matos/JC Imagem
Grupo cria canal para tentar reduzir o desmatamento urbano no Recife. Por meio do canal http://epratorar.tumblr.com/, é possível postar fotos e fazer a denúncia, que serão encaminhadas para as autoridades competentes - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Prédios, viadutos, rede de cabos de energia e de fios telefônicos, postes e muros. Pouco verde. Para impedir que o concreto domine a paisagem do Recife, a página do Tumblr “É pra torar” (https://epratorar.tumblr.com/) chama a atenção para o desmatamento urbano realizado em vias públicas da cidade pela prefeitura. Com imagens de grandes árvores aparentemente saudáveis derrubadas, o objetivo é questionar a ação da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pelas podas e erradicações.

“Percebi que a prefeitura prefere cortar sem fazer uma análise adequada. Algumas realmente precisam ser erradicadas, porque estão doentes ou oferecem algum risco. Mas, em outros casos, não há motivo específico para a derrubada. Sem o verde, aumenta o calor”, afirma o criador da página, Tiago Martins.

As árvores nas metrópoles são importantes porque ajudam a reduzir a temperatura, a poluição atmosférica e os ruídos. O autor informou que enviará as fotos para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), pelos danos causados à cidade.

O blog foi criado no fim do mês passado. Entre as imagens postadas, estão vários tipos de vegetais derrubados, como o flamboiã e o pé de jambo. A foto mais recente mostra uma ação de erradicação de várias árvores na Rua Marcos André, no bairro da Torre.

O desenho de uma árvore em uma parada de ônibus, na Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores viários da cidade, com paisagem carente de verde, também aparece. O rabisco é seguido pelo questionamento “cadê as árvores?”.

A página promete crescer com a participação dos usuários. Para contribuir, não é preciso ter uma conta no Tumblr, basta clicar na parte esquerda da tela, na seção “Ajudaí”. O seguidor poderá enviar comentários e fotos. O descontentamento com a erradicação e a poda indiscriminada no Recife tomou as redes sociais. No último fim de semana, o grupo Direitos Urbanos publicou uma foto de árvores derrubadas na Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos. Imediatamente, usuários compartilharam imagens de outros vegetais podados para preservar a fiação aérea, que virou uma grande gambiarra em muitas ruas da capital.

Últimas notícias