PALEONTOLOGIA

Amazônia foi habitada por crocodilo gigante

Artigo de pesquisadores brasileiros sobre o animal pré-histórico foi publicado em importante revista científica

Claudia Parente
Cadastrado por
Claudia Parente
Publicado em 22/02/2015 às 8:05
Tito Aureliano (ilustração)
Artigo de pesquisadores brasileiros sobre o animal pré-histórico foi publicado em importante revista científica - FOTO: Tito Aureliano (ilustração)
Leitura:

No período Mioceno, há oito milhões de anos, um predador gigante habitava os megapântanos que existiam na região amazônica. Medindo cerca de 12,5 metros e pesando 8,4 toneladas, ele era do tamanho do famoso Tiranossauro rex, mas tinha uma mordida duas vezes mais potente. Estava no topo da cadeia alimentar. Este mês, o supercrocodilo Purussaurus brasiliensis foi apresentado ao mundo pela respeitada revista científica Plos ONE. O artigo é de um grupo de pesquisadores de várias universidades do Brasil, incluindo a Federal de Pernambuco.

Segundo o pesquisador Tito Aurealiano, da UFPE, o animal tinha sido descrito apenas em resumo expandido de congresso, em língua portuguesa. “Resolvemos reunir tudo o que se conhecia do supercroc e fazer uma revisão completa”, explica. Um dos autores do artigo é Jonas Souza Filho, que encontrou o crânio do Purussaurus em 1986, no Acre. Esse fóssil de 1,40 metro norteou os estudos para a publicação do artigo.

Tito Aureliano conta que ele e os colegas Aline Ghilardi, Robson Guilherme, Mauro Cavalcanti e Douglas Riff desenvolveram um modelo matemático para estimar as medidas do animal e o impacto de sua mordida. “Usamos informações de jacarés brasileiros e de crocodilos do mundo inteiro para criar esse modelo”, explica. “Agora, ele poderá ser utilizado em pesquisas com outros táxons de super croc.”

Leia mais na edição digital do JC deste domingo (22)

Últimas notícias