CONSCIENTIZAÇÃO

Espaço Ciência promove atividades especiais para a Semana da Água

Oficinas, peças e exposições são oferecidas no espaço para promover a conscientização

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/03/2015 às 10:30
Leitura:

A importância de preservar a água é um assunto que ganha cada vez mais destaque, com os problemas da seca e do baixo nível dos reservatórios em todo o País. Visando à conscientização de estudantes do ensino infantil ao médio, o Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, deu início nesta segunda-feira (23) à Semana da Água. Cerca de dez mil alunos devem passar pelo parque até a próxima sexta-feira (27). 

Na visita, as crianças e jovens aprendem desde a formação do elemento até os meios de preservação. Para isso, eles contam com laboratórios de física, química e matemática, oficinas lúdicas e contação de histórias. Em uma das atividades, monitores ensinam a reaproveitar a água da chuva, por exemplo.

Os visitantes também vão poder ver a peça teatral A Seca nos Seca e a exposição Água Rara que trata assuntos como a raridade do elemento no estado puro, o manejo sustentável nas áreas semiáridas e a importância do tratamento de efluentes.

O diretor do parque, Antonio Carlos Pavão, explica que o objetivo é provocar a reflexão. “Trabalhamos com pessoas de todas as idades, mas sabemos que as crianças e adolescentes influenciam muito os pais. Por isso, estamos ensinando de uma maneira divertida as melhores formas de evitar o desperdício nas tarefas do dia a dia, seja na hora de lavar a louça ou tomar banho.”

Só nesta segunda-feira (23), 1.833 alunos participaram do evento. A estudante do ensino médio Milena Silva, 17 anos, esteve no espaço com a turma do colégio localizado no Pina, na Zona Sul do Recife, e aprovou o evento. “Aprendi como as nuvens de chuva são formadas, como filtrar corretamente o material e também como diminuir a poluição. No futuro, vou colocar em prática o que me passaram aqui”, relata. 

O Espaço Ciência promove a semana com apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Grupos de até 15 pessoas podem visitar o local gratuitamente, sem precisar marcar hora. O lugar fica aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Últimas notícias