MEIO AMBIENTE

Nascem 105 tartarugas em Piedade

Ninho eclodiu na segunda-feira pela manhã nas proximidades da Igreja de Piedade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/02/2016 às 20:50
Foto: Marcelo Ferreira/PMJG
Ninho eclodiu na segunda-feira pela manhã nas proximidades da Igreja de Piedade - FOTO: Foto: Marcelo Ferreira/PMJG
Leitura:

O nascimento de 105 filhotes de tartarugas da espécie pente chamou a atenção de quem estava nos arredores da Igreja de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta segunda-feira (29). 

A tartaruga desta espécie, também conhecida como legítima, é considerada como criticamente ameaçada no Brasil e no mundo, segundo o International Union for Conservation of Nature (União Internacional pela Conservação da Natureza).

A desova no local havia sido feita há 55 dias, no dia 5 de janeiro deste ano. Durante este período, o ninho foi monitorado pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag). Para proteger os ovos, foi colocado uma cerca ao redor. Após o nascimento, técnicos retiraram a rede. 

Outro ninho de tartaruga está localizado nos arredores da Igreja de Piedade. A desova ocorreu este mês. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Carlos Sampaio, após a conclusão das obras de engorda, o número de desovas em Jaboatão só está aumentando. “Além de proteger a nossa cidade contra o avanço do mar, a engorda nos permitiu essa ampliação do número de desovas. As tartarugas agora procuram Jaboatão como destino para deixar os seus ovos e isso é maravilhoso”, contou.

Serviço

Quem ver tartarugas desovando, ou pontos de desova ao longo da orla de Jaboatão, deve entrar em contato com a Semag, pelo número (81) 3343-5215 para que sejam realizados os procedimentos necessários.

Últimas notícias