Irregularidade

Empresa de coleta e tratamento de lixo hospitalar é autuada

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Recife constaram irregularidades na empresa. Lixo hospitalar era descartado de forma inadequada

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 29/09/2017 às 8:35
Foto: Secretaria de Meio Ambiente/Divulgação
Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Recife constaram irregularidades na empresa. Lixo hospitalar era descartado de forma inadequada - FOTO: Foto: Secretaria de Meio Ambiente/Divulgação
Leitura:

Atualizada às 22h50

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife autuou, esta semana, empresa Stericycle ,responsável pela coleta e incineração de lixo hospitalar, localizada no bairro da Guabiraba, Zona Norte da cidade. Fiscais constataram irregularidades como ausência de licença e descarte de efluente com tratamento inadequado no Riacho Passarinho. A análise revelou níveis de coliformes acima do permitido e também elevada acidez. À noite, a empresa mandou uma nota para se posicionar. Leia abaixo.

A vistoria, realizada dia 26 de setembro, contou com o apoio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma-PM) e da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). As equipes constataram a realização de uma obra de ampliação sem licença ambiental.

A empresa também não estava realizando a devida identificação do lixo hospitalar transportado. "As bombonas devem estar rotuladas com informações sobre o peso, o material contido e o tipo de tratamento a ser realizado", detalha a gestora da Unidade de Monitoramento e Fiscalização Ambiental da SDSMA, Yalaney Filgueira Silva.

Em relação ao transporte, a equipe de fiscalização verificou que dois caminhões que estavam no pátio não dispunham de kit de emergência. O kit é constituído de material a ser utilizado para evitar contaminação do meio ambiente em caso de acidente no transporte do lixo hospitalar.

Na área externa do pátio os fiscais encontraram lâmpadas florescentes empilhadas sobre o chão. “As lâmpadas recolhidas das unidades hospitalares deveriam ser acondicionadas corretamente antes de submetidas a processo de tratamento e descontaminação”, explica Yalaney. “O armazenamento a céu aberto facilita a quebra da lâmpada e, consequentemente, a liberação da atmosfera de poluentes como o mercúrio.”

MULTA

A fiscalização verificou ainda irregularidades em relação aos gases emitidos pelo incinerador. "De acordo com a licença ambiental, a cada seis meses deve ser expedido um laudo técnico com a composição dos gases na saída da chaminé. O último laudo que encontramos no local, no entanto, era de setembro de 2016", relata Yalaney.

A autuação se baseou na Lei Nº 18.211/2016, que estabelece Infrações e Sanções Administrativas Relativas a Atividades Lesivas ao Meio Ambiente, e no seu respectivo decreto de regulamentação (Decreto Nº 30.324/2017). A multa a ser aplicada ainda está sendo calculada, mas pode variar de R$ 200 a R$ 10 milhões.

NOTA DA STERICYCLE

"A Stericycle esclarece que não cometeu nenhum crime ambiental. Na última terça-feira (26), a unidade de tratamento, no bairro da Guabiraba, foi inspecionada, o que para a empresa é um procedimento padrão, é apenas alguns pontos de adequação foram apontados, mas nada que colocasse em risco o meio ambiente. As ações para adequação já estão sendo tomadas. A empresa esclarece também que não descarta resíduos industriais no Riacho Passarinho, como informado na matéria, mas sim, os efluentes - que são os líquidos gerados após tratamento dos resíduos e que podem ser descartados no meio ambiente - e que realiza análises mensais no Riacho Passarinho. A Stericycle ainda esclarece que possui licença ambiental, emitida pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - CPRH, e que segue todas as normas e regulamentos da legislação ambiental, respeitando seus clientes e a sociedade em geral. No mais, a empresa lamenta que não tenha sido procurada por esse jornal para prestar os devidos esclarecimentos."

Últimas notícias