Diversidade biológica

Projeto Golfinho Rotador integra ação em defesa da biodiversidade

A ação é nacional e marca o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta quarta-feira, 22 de maio

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 22/05/2019 às 17:23
Foto: Cleide Alves/Especial para o JC
A ação é nacional e marca o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta quarta-feira, 22 de maio - FOTO: Foto: Cleide Alves/Especial para o JC
Leitura:

Ação envolvendo 14 projetos de conservação ambiental desenvolvidos em várias regiões do Brasil celebra nesta quarta-feira (22/05), o Dia Internacional da Biodiversidade. A mobilização, com o tema Juntos pela Biodiversidade, é realizada pelo Golfinho Rotador e mais 13 projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Toninhas, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.

Os vídeos, veiculados desde às 8h30 desta quarta (22), abordam curiosidades, status de conservação, principais ameaças e as perspectivas dos 14 projetos. A ideia é utilizar as redes sociais desses grupos para sensibilizar as pessoas, mostrando o que cada um deles faz em prol da conservação da diversidade biológica no País.

Pesquisadores falarão sobre as espécies ou ecossistemas com que atuam, em vídeos curtos. Ao final, convidam o próximo projeto da lista para descrever suas ações em defesa da biodiversidade, estabelecendo um link entre cada uma das 14 instituições envolvidas. A hashtag #JuntospelaBiodiversidade estabelecerá a convergência dos projetos de conservação para as ações de manutenção da diversidade biológica no planeta.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado em 2000 pelas Nações Unidas e é alusivo à data da assinatura da Convenção sobre Diversidade Biológica, em 22 de maio de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Este ano, as Nações Unidas estabeleceram para a celebração o tema Nossa Biodiversidade, Nosso Alimento, Nosso Saúde.

Biodiversidade

O Brasil, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país. Essa abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do planeta, encontradas em terra e na água.

Um desses biomas, a floresta amazônica, se constitui na maior floresta tropical úmida do mundo. O Pantanal é maior planície inundável. O Cerrado reúne vastas savanas e bosques. A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, é composta por florestas semiáridas. O Brasil possui ainda uma costa marinha de 3,5 milhões km² que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Ampliação

O Projeto Golfinho Rotador realiza há 28 anos, no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), pesquisas sobre o golfinho-rotador, mamífero aquático que utiliza a ilha para descanso, reprodução e cuidado com os filhotes. Além do monitoramento diário da espécie, desenvolve com os moradores e o trade turístico atividades de educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade.

De 2019 a 2020, com a renovação do patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Golfinho Rotador está ampliando sua área de abrangência para o continente com ações em Pernambuco (municípios de Tamandaré e Ipojuca) e Rio Grande do Norte (Tibau do Sul e Areia Branca).

Últimas notícias