investimento

UFPE inaugura parceria com Universidade de Toulouse

Abertura de escritório da Universidade de Toulouse na UFPE pretende aumentar intercâmbio

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 23/04/2014 às 9:06
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Abertura de escritório da Universidade de Toulouse na UFPE pretende aumentar intercâmbio - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Foi inaugurada na última terça-feira (22), no Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Antena Toulouse, primeira representação da Universidade de Toulouse nas Américas e segunda no mundo. A Antena vai permitir o intercâmbio não somente de Pernambuco e Toulouse, mas de toda a América Latina. A cerimônia contou com a presença de uma comitiva de 70 franceses, entre pesquisadores, políticos e empresários da região de Midi-Pirineus. O presidente da região (equivalente ao nosso governador), Martin Malvi, e o embaixador francês no Brasil, Denis Pietton, também prestigiaram o evento.

O primeiro passo dessa parceria foi a assinatura de um convênio entre o Hospital das Clínicas e o Centro Hospitalar Universitário de Toulouse. Para começar, esse acordo vai possibilitar o envio de dois médicos residentes do HC para passar um ano no hospital francês. Também permitirá o estudo de modelos de gestão e serviços de interesses comuns. Hoje, está prevista uma visita de uma comissão do Centro Hospitalar de Toulouse ao HC.

Segundo a presidente da Universidade de Toulouse (equivalente a reitor), Maria France Berthet, a instituição considerou vários fatores antes de se decidir por Pernambuco. “O Brasil é muito grande e tem boas universidades. Mas a escolha recaiu sobre Pernambuco porque temos laços antigos (com a UFPE) e o nosso governo já tinha estabelecido parcerias com o daqui”, revela, acrescentando que a universidade francesa não tinha mais a intenção de fazer pequenos convênios, pois já mantém muitos mundo afora. 

A presidente informou que vai desenvolver trabalhos com universidades de todo o Brasil e que pretende aumentar o número de alunos franceses no País, além de receber mais brasileiros na França. Hoje, 10 mil alunos estrangeiros estudam na Universidade de Toulouse. Ela convidou a UFPE a também instalar um escritório na Universidade de Toulouse, intenção que já havia sido anunciada pelo reitor Anísio Brasileiro.

A primeira contrapartida da UFPE é a contratação de um pesquisador de Toulouse por um ano. “Ele vai mapear as áreas estratégicas de pesquisa para mobilidade de estudantes e pesquisadores das duas universidades”, explica Brasileiro.

Na avaliação do presidente da região Midi-Pirineus, Martin Malvi, a antena vai estreitar as relações da França com o Brasil. “Vamos fazer dela um polo de intercâmbio entre todos os interesses envolvidos e pretendemos associar as pequenas e médias empresas nisso”, disse. Ontem, ele tinha encontro com o governador de Pernambuco, João Lyra, que não compareceu ao evento. 

Depois da inauguração do escritório, todos foram para o do 1º Seminário de Grandes Desafios em Pesquisa e Formação: Pernambuco – Universidade de Toulouse, onde será feita uma síntese dos interesses em comum para pesquisas.

Últimas notícias