Protesto

Professores estaduais voltam às ruas do Recife em protesto pelo piso salarial

Em estado de greve desde a última sexta-feira (13), a categoria obrar dos deputados a aprovação do reajuste do piso salarial para todos os professores

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/03/2015 às 11:02
Foto: Elias Roma Neto / Especial para o JC Online
Em estado de greve desde a última sexta-feira (13), a categoria obrar dos deputados a aprovação do reajuste do piso salarial para todos os professores - FOTO: Foto: Elias Roma Neto / Especial para o JC Online
Leitura:

Os professores da rede estadual de ensino se reuniram, na manhã desta quarta-feira (18), em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, para cobrar dos deputados a aprovação do reajuste do piso salarial para todos os professores. Em estado de greve desde a última sexta-feira (13), parte da categoria compareceu a uma audiência pública realizada na plenária da casa.

A categoria critica um Projeto de Lei encaminhado no dia 11 para a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) pelo governador Paulo Câmara, em cumprimento à Lei do Piso Salarial Nacional do Ensino Básico (nº 11.738/08), mas que beneficia apenas uma pequena parte dos professores do Estado. O PL reajusta o piso salarial dos professores da rede oficial de Pernambuco em 13,01%, no entanto, o aumento só contemplará os professores do chamado magistério, os profissionais que tem apenas nível médio. Somente 4.060 profissionais, ou seja, 10% da categoria, receberá o aumento.

Com isso, a categoria pede que o aumento de 13,01% seja levado para todos os docentes. A medida evita que haja um congelamento nos salários, desvalorizando, assim, o Plano de Cargos e Carreiras dos professores.

Às 16h, na Secretaria de Administração, o movimento grevista terá uma reunião com o Governo. O que for decidido será levado para uma assembleia da categoria, no dia 23. Caso não haja consenço, a greve poderá ser decretada. Com 25 mil docentes, a paralisação no Estado pode afetar cerca de 650 mil estudantes.

Últimas notícias