EDUCAÇÃO

Ensino médio estadual tem pequena melhora no Idepe

Índice passou, nesta etapa do ensino, de 3,54 em 2013 para 3,75 em 2014

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/08/2015 às 16:14
Foto: Diego Nigro /  JC Imagem
Índice passou, nesta etapa do ensino, de 3,54 em 2013 para 3,75 em 2014 - FOTO: Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Leitura:

Indicador que mede a qualidade do ensino público estadual, o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) registrou um pequena melhora na nota do ensino médio: passou de 3,54 em 2013 para 3,75 no ano passado. Foram avaliadas as 760 escolas estaduais que oferecem essa etapa da educação básica. A média foi divulgada numa solenidade a manhã desta terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Paulo Câmara.

Foram liberadas também as 10 maiores notas das escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. A Escola Estadual Cícero Augusto Gomes, localizada em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, ficou com o maior Idepe nos anos finais do ensino fundamental, com média 7,06. Em segundo lugar está a Escola Estadual Sofia Feijó Sampaio, com 6,42. A unidade está situada em Catende, na Zona da Mata Sul.

No ensino médio, o melhor Idepe foi da Escola de Referência em Ensino Médio Costa Azevedo, em Olinda, no Grande Recife, com 6,04. A segunda colocação é da Erem Artur Barros Cavalcanti, de Bodocó, no Sertão do Araripe, com 5,88.

Entre os municípios, nos anos iniciais do fundamental, Quixaba, no Sertão do Pajeú, teve o maior Idepe, 6,04, seguido de Triunfo (5,87) e Tuparetama (5,72), na mesma região. Quando se observa o Idepe dos anos finais do fundamental, as três melhores notas das redes municipais de ensino foram, respectivamente, de Triunfo (5,48), Belém de Maria (4,83) e Santa Cruz da Baixa Verde (4,57).

PROTESTO

Do lado de fora do Palácio do Governo, um grupo de cerca de 50 alunos de escolas públicas estaduais e municipais fez um protesto. Hoje, Dia do Estudante, eles reivindicam melhores condições das unidades de ensino e Passe Livre para todos. 

"Muitos colégios não têm ventiladores, as salas de aulas são quentes, a estrutura das escolas é ruim", afirmou um dos integrantes da União dos Estudantes Secundaristas de Perrnambuco (Uespe), Cleidimilson Júnior. Participaram do ato estudantes das Escolas Municipal Pedro Augusto e Estaduais Waldemar de Oliveira e João Barbalho.

 

No Dia do Estudante, comemorado nesta terça-feira (11/8), jovens protestam em frente ao Palácio das Princesas por mais...

Posted by Jornal do Commercio on Terça, 11 de agosto de 2015

 

Últimas notícias