SELEÇÃO

Colégio de Aplicação da UFPE destinará 50% das vagas a cotistas da rede pública de ensino

A mudança atende a uma antiga demanda do CAp e da comunidade acadêmica e se restringe a reservar 30 das 60 vagas do colégio para a seleção exclusiva de alunos que se encaixem na categoria

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/07/2016 às 13:45
Foto: divulgação
A mudança atende a uma antiga demanda do CAp e da comunidade acadêmica e se restringe a reservar 30 das 60 vagas do colégio para a seleção exclusiva de alunos que se encaixem na categoria - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp/UFPE) vai destinar, a partir da próxima seleção, em novembro deste ano, 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) em escola pública. O regime de cotas para a instituição foi aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CCEPE), em reunião realizada nessa sexta-feira (8).

 

A mudança atende a uma antiga demanda do CAp e da comunidade acadêmica e se restringe a reservar 30 das 60 vagas do colégio para a seleção exclusiva de alunos oriundos da rede pública de ensino. Todos os demais critérios para ingresso na instituição serão mantidos. Ou seja, para quaisquer dos candidatos – inscritos no regime de cotas ou para livre concorrência – serão aplicadas as mesmas provas de Matemática, Língua Portuguesa e Produção Textual, assim como o ponto de corte, a ser definido no próximo edital, se manterá inalterado.

Ainda como no sistema anterior, só pode se candidatar o estudante que esteja cursando o 5º ano do Ensino Fundamental I ou cursando a 4ª série do Ensino Fundamental. O candidato também deve ter idade máxima de 12 anos completos até 31 de dezembro do ano letivo em que cursa a série exigida. E, caso não haja procura ou aprovação suficiente para preenchimento das 30 vagas destinadas aos candidatos cotistas, essas vagas serão transferidas automaticamente para a seleção dos candidatos da livre concorrência.

Segundo a diretora do Colégio, Lavínia Ximenes, o processo de amadurecimento do CAp para tomada dessa decisão já dura 12 anos e a mudança adequa a instituição à realidade social. “Éramos uma escola pública que não atendia às escolas públicas”, afirma. Outro argumento favorável à mudança partiu do pró-reitor acadêmico da UFPE, professor Paulo Goes. “Adequamos o Colégio a uma demanda das licenciaturas da UFPE, que compreendem 1/3 dos cursos da instituição, haja vista que o CAp é um espaço por excelência de formação de professores e, sobretudo por isso, a instituição deve estar alinhada com a sociedade que vai acolher nossos futuros docentes”, afirma.

O período de inscrição para a seleção do ano letivo de 2017 será de 15 de agosto a 15 de setembro deste ano. A inscrição deverá ser feita no site, com emissão de boleto para pagamento da Guia de Recolhimento da União- GRU, exclusivamente nas agências do Banco do Brasil. As provas ocorrerão no dia 13 de novembro, no horário das 9 às 12h30.

O edital ainda não foi publicado. Já a resolução que estabelece o novo método de seleção será publicada no Boletim Oficial da UFPE ainda nesta semana.

Últimas notícias