Ocupação

Escola de Referência do Porto Digital é ocupada contra PEC do Teto

Ocupação do EREM Porto Digital também ocorre em protesto à reformulação do Ensino Médio promovida pelo Governo Federal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/11/2016 às 18:04
Foto: Ravi Soares/Rádio Jornal
Ocupação do EREM Porto Digital também ocorre em protesto à reformulação do Ensino Médio promovida pelo Governo Federal - FOTO: Foto: Ravi Soares/Rádio Jornal
Leitura:

Estudantes ocuparam, nesta quinta-feira (17), a Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, localizada na Avenida Rio Branco, no bairro do Recife. De acordo com informações da Rádio Jornal, os alunos fecharam a entrada e pregaram cartazes no local.

A ocupação ocorre em protesto à PEC-55, que está em tramitação no Senado e limita os gastos públicos da União pelos próximos 20 anos. Os estudantes também protestam contra a Medida Provisória do Governo Federal que reformula o ensino médio em todo o país.

Os estudantes, que não quiseram gravar entrevista com a rádio, afirmaram que a ocupação só seria realizada na segunda-feira (21), mas que decidiram antecipar a medida após integrantes da Secretaria de Educação de Pernambuco tentarem barrar a ação dos alunos.

Um dia antes, na quarta-feira (16), estudantes também ocuparam o prédio do Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Na ocasião, representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco se reuniu com estudantes para entrar em um diálogo para que às aulas na instituição não sejam paralizadas.

Faculdade de Direito será desocupada na sexta

Em acordo com a representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública da União (DPU), da Procuradoria Regional Federal (PRF) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estudantes da Faculdade de Direito do Recife concordaram em desocupar pacificamente o prédio da instituição nesta sexta-feira (18).

Ocupado desde a última quinta-feira (10), o prédio teve sua reintegração de posse, solicitada pela  UFPE, concedida pela Justiça Federal na sexta-feira. No entanto, ela foi suspensa no sábado pelo Tribunal Regional Federal da 5° Região (TRF5). O desembargador Cid Marconi, relator do processo de reintegração de posse no TRF5, havia prometido não julgar até esta quinta, para que os estudantes fizessem o acordo de desocupação.

Últimas notícias