RECIFE

Setor infantil da Biblioteca Pública Estadual é reaberto

Espaço ficou fechado por oito anos. Nos últimos dois anos e meio, funcionou em um local provisório

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 07/02/2019 às 7:20
Foto: Brenda Alcântara /  JC Imagem
Espaço ficou fechado por oito anos. Nos últimos dois anos e meio, funcionou em um local provisório - FOTO: Foto: Brenda Alcântara / JC Imagem
Leitura:

Depois de oito anos fechado por causa de infiltrações, o setor infantil da Biblioteca Pública Estadual, localizada ao lado do Parque Treze de Maio, em Santo Amaro, área central do Recife, será reaberto nesta quinta-feira (7). Além de totalmente reformado, com ampliação de acervo e de atividades para a garotada, a boa notícia é que o equipamento cultural vai abrir aos sábados pela manhã. Não há ainda data definida, mas a expectativa da diretora, Roberta Alcoforado, é colocar a ideia em prática ainda este semestre. Atualmente, a biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h45.

Os pequenos leitores terão à disposição cerca de 20 mil livros, de clássicos de Monteiro Lobato a histórias de Ruth Rocha ou do pernambucano Luciano Pontes. Houve um acréscimo de 3 mil exemplares, incluindo títulos em braille. Entre fevereiro de 2016 e dezembro do ano passado, o espaço destinado à garotada funcionou provisoriamente no salão de leitura, no térreo da biblioteca.

“Nesse período, de 2016 para cá, não deixamos de atender as crianças. Mas o espaço era compartilhado com outras atividades da biblioteca. Agora voltamos ao local que sempre foi destinado ao público infantil, com mais conforto. Tenho certeza de que os pais e seus filhos se sentirão mais acolhidos”, destaca o chefe do setor, Hélio Monteiro. São cerca de 200 metros quadrados destinados às crianças.

“Oferecemos um espaço moderno, com livros de qualidade, jogos de tabuleiro, tablets. Da primeira infância aos adolescentes, há opções de leitura. Queremos que as famílias venham para desfrutar do prazer de ler. Somos um centro de informação e conhecimento”, diz Roberta. “Literatura não tem que ser algo supérfluo ou de adorno. Faz parte da formação”, complementa a diretora da biblioteca.

O investimento do governo estadual foi de cerca de R$ 100 mil. O setor infantil fecha mais cedo, sempre às 18h. “Sabemos da importância de funcionar aos sábados para atender as crianças daqueles pais que não podem trazê-las durante a semana. Estamos reorganizando os horários e até junho esperamos começar a abrir nestes dias”, diz Roberta.

ESTRUTURA

Todos os livros estão ao alcance dos garotos, com estantes do tamanhos deles. Há ainda videoteca, salão de leitura com almofadas em formato de bichos, teatro de fantoche, mesas para jogos. “Separamos um espaço especial para aqueles que ainda não sabem ler. Em outro local estão os títulos de autores pernambucanos. São quase 3 mil livros de escritores do Estado”, explica Hélio. Uma novidade é o terraço, que será usado para atividades, assim como o jardim, ao ar livre, nos fundos da biblioteca.

A programação semanal prevê leitura compartilhada às segundas-feiras; jogos de tabuleiro às terças e quintas; contação de histórias e oficinas às quartas e sessões de cineminha às sextas-feiras. Os livros podem ser emprestados por até 15 dias. Cada pessoa tem direito a locar dois exemplares por vez.

“Tomara que abra aos sábados. Assim, quando trouxer meus filhos para brincar no Parque Treze de Maio, poderemos vir na biblioteca também”, comenta o mecânico de refrigeração Benigno Couto, pai de Alícia, 3 anos. “Não costumo ler pra ele. Mas na escola sei que gosta dos livros”, afirma Amanda Pereira, mãe de Cauã Emerson, 4.

Últimas notícias